Edições anteriores

  • Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: balanço dos 15 anos
    v. 4 n. 1 (2023)

    O dossiê "Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: balanço dos 15 anos" traz reflexões sobre questões sensíveis aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: 1) a continuidade da política educacional; 2) a ampliação da oferta dos serviços promovida pelos IFs em todo o território nacional; 3) a (re)qualificação da Rede para gerir os pilares – ensino, extensão, gestão, pesquisa; 4) a experiência dos IFs como única e, por isso, objeto de atenção das instituições de educação pelo mundo.

  • Leituras do Brasil contemporâneo
    v. 1 n. 1 (2020)

    A reflexão sobre o Brasil contemporâneo parte dos aspectos fundamentais do nosso processo civilizacional e coloca desafios para pensar a cultura, o mundo do trabalho, a formação acadêmica e profissional, a inovação tecnológica e a produção científica. O dossiê “Leituras do Brasil contemporâneo” se debruça sobre balanços temáticos e bibliográficos, abrangendo tópicos fundamentais para a produção teórica e empírica na área das Humanidades e propõe debater os sentidos, os alcances e os impasses na tarefa de refletir o Brasil contemporâneo.

  • O Brasil na pandemia: o antes, o agora e o depois
    v. 2 n. 2 (2021)

    O dossiê “O Brasil na pandemia: o antes, o agora e o depois” se debruça sobre balanços temáticos e bibliográficos em torno do cenário social na crise sanitária. Além disso, o Dossiê abrange tópicos para a produção teórica e empírica na área das humanidades, propondo debater os sentidos, os alcances e os impasses na tarefa de refletir o Brasil contemporâneo. Algumas questões centrais que compõem o Dossiê são: Quais os pressupostos da crise sanitária que, consequentemente, aprofundaram as demais crises em curso no Brasil? Quais as estratégias adotadas para o enfrentamento da pandemia e seus impactos sobre as dinâmicas locais, regionais e nacional? E, ao se estabelecer uma articulação entre esses temas, quais são as perspectivas para o Brasil?

  • (2023): O desejo de uma pós-pandemia: os caminhos possíveis para um novo modo societário e civilizacional e o papel da Educação
    v. 3 n. 1 (2022)

    O dossiê "O desejo de uma pós-pandemia: os caminhos possíveis para um novo modo societário e civilizacional e o papel da Educação - 2022-2023 - procura destacar os discursos e as práticas de resistência e as construções criativas no campo da Educação durante as catástrofes que vivemos. A essas, incluímos as atuais tensões geopolíticas e as incertezas geradas pelas intensas mudanças socioambientais provocadas pelo atual estado climático. Isso tudo em um mundo em acelerada transformação tecnológica.

    DOI: https://doi.org/10.55847/artifices.v1i1