Entrevista com Michelangelo Marques Torres
Palavras-chave:
Entrevista, HUMANIDADES; EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAResumo
Michelangelo Marques Torres é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), área de Sociologia do Trabalho, onde é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade/IFRJ/Cpin. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2017; com tese sobre a interface entre o sistema do capital, o processo de trabalho docente e a crise do sindicalismo sob a nova morfologia da educação técnica), mestre em Sociologia (UNICAMP, 2012; dissertação sobre a estratégia da intervenção social das corporações empresariais no Brasil), graduado em Ciências Sociais (2008) pela Universidade de São Paulo (USP), com aperfeiçoamento em formação pedagógica em Ciências Sociais pela Unimes (2010). Realizou Pós-Doutorado em Educação na área de Trabalho, Educação e Sindicalismo na UNICAMP. É autor dos livros A luta de Trotsky e a defesa incondicional do marxismo (2022, Lutas Anticapital); Espectro Vermelho: um estudo das teses do Manifesto Comunista e o itinerário teórico-político do jovem Marx (2021, Lutas Anticapital); Trabalho, Sindicalismo e Consciência de Classe (2020, Lutas Anticapital) e Cidadania do Capital: estratégias de intervenção social das corporações empresariais (2019, Alameda); coautor de Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil IV (2019, Boitempo), dentre outros capítulos de livros e artigos acadêmicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Acadêmica em Humanidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional