O TRABALHO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA PANDEMIA, NO TERCEIRO MUNDO, SOB UMA VISÃO MILTONIANA

Autores

  • Sebastião Pinheiro Gonçalves de Cerqueira-Neto
  • Leonardo Thompson da Silva

DOI:

https://doi.org/10.55847/artifices.v2i2.856

Palavras-chave:

Pandemia. Educação. Milton Santos. Porto Seguro. IFBA.

Resumo

Não há dúvidas de que o período pandêmico que estamos vivenciando por causa da Covid-19 provocou mudanças nas relações em todos os setores da sociedade. O ambiente escolar adotou o ensino virtual, mesmo com professores despreparados tecnologicamente para um novo modelo de ensino e de comunicação com seus alunos. Assim, as escolas, em todas as esferas de governança, mostraram que além da carência de infraestrutura básica, algumas delas sequer possuíam uma rede de internet capaz de auxiliar professores e alunos. Esse texto traz as percepções de dois professores de geografia do Instituto Federal da Bahia - Campus Porto Seguro, norteadas pela visão crítica elaborada por Milton Santos no que diz respeito à relação entre território e educação.

Biografia do Autor

Sebastião Pinheiro Gonçalves de Cerqueira-Neto

Professor de Geografia no Instituto Federal da Bahia/Campus Porto Seguro. Licenciado em Geografia (UNITINS, 1996). Mestre em Geografia, com ênfase em Análise e Planejamento Sócioambiental (UFU, 2001). Doutor em Geografia, com ênfase em Análise Regional (UFS, 2009). Pós-Doutorado em Antropologia / Estudo de Quilombola no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da (UFBA, 2014) sob a supervisão da Profa. Dra. Cíntia Beatriz Muller. Pós-doutorado (Bolsa-Capes) no Centro de Estudos Sociais na Universidade de Coimbra em Portugal sob a supervisão do Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos (2015). Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Historia das Ciencias e das Técnicas e Epistemologia (HCTE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro sob a supervisão do Prof. Dr. Evandro Ouriques. Foi Coordenador Institucional do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais - PPTCTA (IFBA/UFSB). Professor Colaborador do PPGCTA - IFBA/UFSB. Atualmente líder do Grupo de Pesquisa OBSERVATÓRIO MILTON SANTOS NO EXTREMO SUL DA BAHIA (IFBA/CNPQ).

Leonardo Thompson da Silva

Doutor em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2013-2018). Bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no
Exterior (PDSE/CAPES) na Universidade de Coimbra, Portugal (2015-2016). Bolsa Doutorado FAPESB (2013-2017). Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz/Universidade Federal da Bahia (2006). Bacharel Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001). Professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA - Campus Porto Seguro em regime de Dedicação Exclusiva. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório Milton Santos - OBMS, certificado pelo IFBA/CNPq. Atual tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes, voltado para comunidades tradicionais indígenas - Bolsista FNDE/MEC. Vice coordenador do curso de Especialização Lato Sensu em Ciência e Tecnologia Ambiental. Tem experiência na área de Geografia, Turismo, Educação e Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: instituições de ensino e desenvolvimento regional; geoprocessamento e padrões locacionais; análise de transformações socioambientais no espaço local e regional; e planejamento, gestão e manejo de impactos ambientais, sociais e culturais do Turismo.

Downloads

Publicado

2021-12-21