O Programa Residência Pedagógica e a formação de professores em contexto pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.55847/artifices.v3i1.991Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Formação de professores, COVID-19Resumo
Este texto apresenta um relato da experiência vivenciada como residente do Programa Residência Pedagógica (PRP), no edital 01/2020, no núcleo do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Em razão da pandemia causada pelo novo Coronavírus, as atividades do PRP ocorreram majoritariamente de modo remoto, fora do ambiente físico escolar. Contudo, o programa desenvolveu um trabalho coletivo e formativo à distância, utilizando-se da disponibilização e da construção de materiais de forma assíncrona. Também, foram realizados encontros síncronos para socialização, sistematizações e estudos. Além disso, ocorreram ações presenciais no período final do programa. O relato apresentado conclui que a experiência de participar do PRP em contexto pandêmico foi essencial para a continuidade das ações educativas nesse período e para a construção de uma identidade docente mais atenta às realidades distintas, além de oportunizar aos estudantes da educação básica e aos residentes uma formação voltada para as relações com o conhecimento, consigo, com o outro e com o mundo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Acadêmica em Humanidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional