Comunicação em touchscreen

Desafios da educação e da linguagem para o mundo do trabalho contemporâneo

Autores

Palavras-chave:

Educação, Trabalho, Gêneros digitais

Resumo

No presente artigo procuramos discutir as relações que se estabelecem de modo intrincado, no contexto da contemporaneidade, entre trabalho, linguagem e redes digitais. Para tanto, foi necessário empreender um percurso discursivo que se desenrola no seguinte ritmo: primeiro tratamos da crise dos pressupostos educacionais na contemporaneidade; seguimos pelos anseios que a geração de nativos digitais, principalmente, solicita ao professor na sala de aula; e, por fim, abordamos os novos locais que a escola vai ocupar no referido cenário. Em seguida, ao trazer à cena do contexto do estudo os textos e imagens produzidos nas redes digitais WhatsApp e Instagram, fortalecemos que o ensino de Língua Portuguesa para formação profissional não pode estar rendido à explicação servil de sua forma e conteúdo. Sugerimos ao professor pensar ao lado de seu aluno como nas construções textuais e no seu contexto de produção o discurso pode direcionar para a submissão e processos de precarização do profissional. Na aliança entre linguagem, interpretação e mirada crítica, apostamos num estudante e futuro trabalhador mais hábil para experienciar o mundo laboral do século XXI.

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Publicado

31-12-2020

Como Citar

DA SILVA, . F. Comunicação em touchscreen: Desafios da educação e da linguagem para o mundo do trabalho contemporâneo. Enlaces, Salvador, v. 1, n. 1, p. 130–159, 2020. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/enlaces/article/view/709. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS