A concordância nominal no português rural afro-brasileiro

Autores

  • Aline de Sousa Resende Universidade Federal da Bahia - UFBA

Palavras-chave:

Sociolinguística., Variação Linguística, Concordância nominal, Comunidades quilombolas.

Resumo

O presente estudo, ainda em andamento, busca compreender o porquê da alta frequência de uso da marca da concordância nominal na fala das comunidades rurais afrodescendentes Jatimane e Laranjeiras, localizadas na Costa do Dendê, Bahia, a partir de dois grupos de fatores condicionantes: a escolaridade e a posição relativa ao núcleo do sintagma nominal. A partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Sociolinguística Variacionista, fundamentada em Labov (2008 [1972]), percebeu-se que os falantes analfabetos têm realizado mais a concordância do que os semianalfabetos, refutando a hipótese inicial de que uma maior escolaridade levaria a mais marcação. Além disso, no que diz respeito à posição relativa, há favorecimento quando o elemento que concorda com o núcleo está na posição anterior, mas não imediato ou imediatamente anterior ao núcleo.

Referências

ANDRADE, Patrícia Ribeiro. Um fragmento da constituição sócio histórica do português do brasil - variação na concordância nominal de número em um dialeto afro-brasileiro. Salvador, 2003.

FERNANDES, Marisa. Concordância Nominal na Região Sul. 1996. 123 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996.

LABOV, William. Padrões Sociolinguísticos. Tradução: Marcos Bagno; Maria Pereira Scherre; Caroline Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008 [1972].

LOPES, Norma da Silva. A fala Baiana em destaque – A concordância nominal em Salvador, 2001.

LUCCHESI, Dante. Introdução. In: LUCCHESI, Dante; BAXTER, Alan; RIBEIRO, Ilza. (Org.). O Português Afro-Brasileiro. Salvador: EDUFBA, 2009.

RESENDE, Aline de Sousa. A variação na realização de marcas de número no sintagma nominal plural em duas comunidades afrodescendentes da Bahia. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2019.

RIOS, Equeni. Estrutura de informação e sintaxe em comunidades afrodescendentes: tópico e foco. Salvador, 2016.

SCHERRE, Maria Marta Pereira. Reanálise da concordância nominal em português. 1988. 555 f. Tese (Doutorado) – Curso de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1988.

Downloads

Publicado

15-10-2021

Como Citar

RESENDE, . de S. A concordância nominal no português rural afro-brasileiro. Enlaces, Salvador, v. 2, p. e021014, 2021. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/enlaces/article/view/845. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS