A concordância nominal no português rural afro-brasileiro

Autores

  • Aline de Sousa Resende Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.55847/enlaces.v2i.845

Palavras-chave:

Sociolinguística., Variação Linguística, Concordância nominal, Comunidades quilombolas.

Resumo

O presente estudo, ainda em andamento, busca compreender o porquê da alta frequência de uso da marca da concordância nominal na fala das comunidades rurais afrodescendentes Jatimane e Laranjeiras, localizadas na Costa do Dendê, Bahia, a partir de dois grupos de fatores condicionantes: a escolaridade e a posição relativa ao núcleo do sintagma nominal. A partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Sociolinguística Variacionista, fundamentada em Labov (2008 [1972]), percebeu-se que os falantes analfabetos têm realizado mais a concordância do que os semianalfabetos, refutando a hipótese inicial de que uma maior escolaridade levaria a mais marcação. Além disso, no que diz respeito à posição relativa, há favorecimento quando o elemento que concorda com o núcleo está na posição anterior, mas não imediato ou imediatamente anterior ao núcleo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDRADE, Patrícia Ribeiro. Um fragmento da constituição sócio histórica do português do brasil - variação na concordância nominal de número em um dialeto afro-brasileiro. Salvador, 2003.

FERNANDES, Marisa. Concordância Nominal na Região Sul. 1996. 123 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996.

LABOV, William. Padrões Sociolinguísticos. Tradução: Marcos Bagno; Maria Pereira Scherre; Caroline Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008 [1972].

LOPES, Norma da Silva. A fala Baiana em destaque – A concordância nominal em Salvador, 2001.

LUCCHESI, Dante. Introdução. In: LUCCHESI, Dante; BAXTER, Alan; RIBEIRO, Ilza. (Org.). O Português Afro-Brasileiro. Salvador: EDUFBA, 2009.

RESENDE, Aline de Sousa. A variação na realização de marcas de número no sintagma nominal plural em duas comunidades afrodescendentes da Bahia. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2019.

RIOS, Equeni. Estrutura de informação e sintaxe em comunidades afrodescendentes: tópico e foco. Salvador, 2016.

SCHERRE, Maria Marta Pereira. Reanálise da concordância nominal em português. 1988. 555 f. Tese (Doutorado) – Curso de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1988.

Downloads

Publicado

15-10-2021

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A concordância nominal no português rural afro-brasileiro. Enlaces, Salvador, v. 2, p. e021014, 2021. DOI: 10.55847/enlaces.v2i.845. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/enlaces/article/view/845. Acesso em: 12 maio. 2026.

Artigos Semelhantes

1-10 de 27

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.