FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v1i10.1033Resumo
Abstração, discurso dedutivo, lógica relegam esta forma primária/primeira de conhecimento expatriando-a em nome da objetividade. Mas a intuição pode ser a visão livre de racionalidade capataz que na metáfora e no símbolo apreende a realidade de onde é nascida. A analogia não sendo traduzível por conceitos do entendimento pode ser experienciada pela subjetividade ativa e existencial, pelo privilégio da criação (plástica e artística) que se expressa na insinuação da inteligibilidade.
Não será capital a insubmissão da investigação às regras do método científico? A vassalagem aos critérios de cientificidade expulsa a crítica aos instrumentos e aos métodos científicos. Sem exprimir verdades necessárias e universais, a investigação que defendemos possibilita a existência das mesmas sem que a sua permanência seja monolítica e invariante.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ensino em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente texto é original e autêntico, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em seu conjunto. Declaro, ainda, que uma vez publicado no Periódico do IFBA, está impedido de ser submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao IFBA e declaro estar ciente de que o não cumprimento deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas estabelecidas na Lei de Proteção de Direito Autorais (nº 9610, de 19/02/1998).