O CUIDADO HUMANIZADO: PERSPECTIVAS DE DOCENTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v1i11.1035Palavras-chave:
Graduação em Enfermagem, Cuidado humanizado., Concepçoes e práticas de docentes.Resumo
O artigo tem como tema o cuidado humanizado em cursos de graduação de enfermagem, e objetiva contribuir para a compreensão de como o mesmo é abordado durante a formação do estudante, em cursos de graduação em enfermagem. Para tanto, apresentam-se reflexões sobre as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem, ideias de Morin sobre a humanização do humano e a humanização do cuidado, conforme Giordani e, por fim, a análise de entrevistas semiestrutruradas envolvendo docentes de cursos de graduação em enfermagem, que foram sistematizadas e interpretadas, na perspectiva de Minayo. Dos resultados destaca-se que, em geral, os docentes consideram que se faz necessário, durante a formação em enfermagem, englobar aspectos técnicos pautados em evidencias cientificas, bem como questões relacionadas à empatia, ética, comunicação, ao diálogo e à valorização do ser humano, que são fundamentais para a prática do cuidado humanizado em Saúde. O artigo é relevante para a educação por trazer reflexões envolvendo concepções e prática de docentes na formação do enfermeiro, o que pode contribuir para a construção de um novo olhar para a humanização do cuidado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ensino em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente texto é original e autêntico, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em seu conjunto. Declaro, ainda, que uma vez publicado no Periódico do IFBA, está impedido de ser submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao IFBA e declaro estar ciente de que o não cumprimento deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas estabelecidas na Lei de Proteção de Direito Autorais (nº 9610, de 19/02/1998).