O CUIDADO HUMANIZADO: PERSPECTIVAS DE DOCENTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores

  • Maria Ogécia Drigo Universidade de Sorocaba - Uniso
  • Fernanda Ribeiro Rodrigues Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v1i11.1035

Palavras-chave:

Graduação em Enfermagem, Cuidado humanizado., Concepçoes e práticas de docentes.

Resumo

O artigo tem como tema o cuidado humanizado em cursos de graduação de enfermagem, e objetiva contribuir para a compreensão de como o mesmo é abordado durante a formação do estudante, em cursos de graduação em enfermagem. Para tanto, apresentam-se reflexões sobre as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem, ideias de Morin sobre a humanização do humano e a humanização do cuidado, conforme Giordani e, por fim, a análise de entrevistas semiestrutruradas envolvendo docentes de cursos de graduação em enfermagem, que foram sistematizadas e interpretadas, na perspectiva de Minayo. Dos resultados destaca-se que, em geral, os docentes consideram que se faz necessário, durante a formação em enfermagem, englobar aspectos técnicos pautados em evidencias cientificas, bem como questões relacionadas à empatia, ética, comunicação, ao diálogo e à valorização do ser humano, que são fundamentais para a prática do cuidado humanizado em Saúde. O artigo é relevante para a educação por trazer reflexões envolvendo concepções e prática de docentes na formação do enfermeiro, o que pode contribuir para a construção de um novo olhar para a humanização do cuidado.

Downloads

Publicado

2025-04-21

Edição

Seção

Artigos