O ENSINO DE FÍSICA E A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E/OU EM PROBLEMAS: UM ESTUDO INICIAL SOBRE OS PERIÓDICOS NACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v1i10.1047Resumo
O Ensino de Física no Brasil, de modo geral, acontece através de atividades rotineiras nas salas de aula, baseadas no método expositivo. Para se tornar atrativo, e para acompanhar as mudanças da sociedade contemporânea, o ensino de Física não deve se limitar à transmissão de conteúdo realizada pelo professor, de forma tradicional, enfatizando o ensino de leis e fórmulas, desvinculados da realidade do educando. Nesse sentido, faz-se necessário refletir sobre o uso de outras metodologias de ensino com foco no estudante, as quais subsidiam o seu protagonismo. Algumas dessas possibilidades se manifestam nas abordagens através da Aprendizagem baseada em Projeto e da Aprendizagem baseada em Problemas. O objetivo desse texto é fazer um levantamento da utilização de métodos que foquem no uso de projetos no ensino Física. Para isso, foi feita uma revisão de literatura nos principais periódicos nacionais de ensino de Física durante os anos de 2015 a 2019. Os resultados iniciais apontam para o foco da utilização da Aprendizagem baseada em Problemas e/ou Projetos, preferencialmente, no ensino médio. Nas publicações investigadas foi verificado também, a baixa interação da Física com outras áreas do conhecimento, comprometendo a possibilidade de um ensino de Física mais crítico e contextualizado.
Palavras-chaves: Ensino de Física. Aprendizagem baseada em Projetos. Aprendizagem baseada em Projetos.
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