O ENSINO DE FÍSICA DURANTE E PÓS ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CONFRESA-MT
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v1i11.1058Palavras-chave:
Ensino de Física; Estratégias de Ensino; Ensino Remoto Emergencial; Pós ERE.Resumo
O ensino de Física é visto por muitos estudantes como desafiador. Com a pandemia da COVID-19, as aulas sofreram uma mudança drástica, docente e discente já não podiam mais estar no mesmo ambiente físico. Surge então o Ensino Remoto Emergencial (ERE), momento em que o docente foi obrigado a buscar novas estratégias de ensino para ministrar os conteúdos, o que ocasionou a utilizar os mais variados recursos e Tecnologias Digitais (TD). O presente trabalho objetiva analisar as dificuldades encontradas pelos professores durante e pós o Ensino Remoto Emergencial - ERE, na percepção dos professores de uma escola pública de Confresa-MT, explicitando o processo de adaptação ao ERE e a readaptação no retorno às aulas presenciais. A pesquisa configura-se como descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, utilizando como procedimento o estudo de caso. Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário aos docentes que ministraram aulas de Física durante e pós ERE, nas turmas de ensino médio, em que eles relatam as estratégias de ensino utilizadas, as dificuldades encontradas, e qual o recurso na sua concepção teve efeito positivo. Como resultado, foi possível identificar que os docentes utilizaram jogos didáticos, plataformas de simulações, vídeos, filmes, possibilitando ampliar o conhecimento na disciplina de Física, entretanto muitos estudantes não conseguiram participar das aulas, gerando uma defasagem na aprendizagem durante o ensino remoto emergencial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ensino em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente texto é original e autêntico, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em seu conjunto. Declaro, ainda, que uma vez publicado no Periódico do IFBA, está impedido de ser submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao IFBA e declaro estar ciente de que o não cumprimento deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas estabelecidas na Lei de Proteção de Direito Autorais (nº 9610, de 19/02/1998).