PROCESSO DE CRIAÇÃO DE ESPETÁCULO TEATRAL INCLUSIVO COM DEFICIENTES VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v2i3.551Palavras-chave:
Inclusão. Deficiência Visual. Teatro. Mediação Teatral.Resumo
O artigo trata de pesquisa em andamento, desenvolvida no Mestrado ProfArtes da Universidade Federal do Maranhão. Busca a criação de Metodologia para Inclusão de Alunos com Deficiência Visual na Arte Teatral. A temática da Inclusão baseou-se nos teóricos MANTOAN (2015), MAZZOTA (2011) e GÓES (2007); para os Jogos e Exercícios Teatrais utilizamos SPOLIN (2005), KOUDELA (1984), JAPIASSU (1998) e REVERBEL (1978). Através de experimentações de métodos, teorias e técnicas teatrais pretende-se incluir os Deficientes Visuais nas Oficinas de Teatro, criar um Espetáculo Teatral e, posteriormente, utilizando a Mediação Teatral, avaliar se a Metodologia de Inclusão Teatral adotada possibilitou a participação destes alunos na criação, montagem e atuação no espetáculo. Neste momento estamos iniciando a Oficina de Teatro junto a Escola de Cegos do Maranhão.
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