IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE HORTA ESCOLAR COM PLANTAS MEDICINAIS NO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v1i9.818Palavras-chave:
Ensino de botânica. Aprendizagem interativa. Teoria e prática.Resumo
Algumas práticas educativas têm apresentado forte potencial para a abordagem do conhecimento sobre plantas medicinais em uma perspectiva científica e com maior significado para os discentes. Assim, o objetivo desse trabalho foi desenvolver um projeto escolar envolvendo a construção de uma horta com espécies medicinais como forma de despertar o interesse dos estudantes pelos conteúdos de botânica e pelas plantas com potenciais terapêuticos comuns na região em que vivem. A metodologia adotada foi a pesquisa ação, por meio da qual foi possível traçar um plano de execução do projeto com alunos do segundo ano do ensino médio. O plano de ação consistiu em aulas expositivas dialogadas sobre os conhecimentos acerca da temática, levando em consideração as implicações práticas e científicas. Os discentes tiveram a oportunidade de participar ativamente da construção de uma horta na escola utilizando espécies medicinais comuns da região. Ao longo da atividade, a maioria dos alunos demonstrou ter tido contato com essa temática em outras oportunidades, mas sem vivências com a utilização direta de plantas medicinais. Por meio do envolvimento com essa pesquisa, outra parcela que demonstrou experiência com a utilização dessas plantas conseguiu fazer uma relação entre este conhecimento prévio e os conteúdos teóricos de botânica abordados durante as aulas de biologia. Conclui-se que uma educação embasada no estabelecimento de diálogo entre os saberes populares e científicos promovem a inclusão de temas comumente desvalorizados e pouco atrativos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ensino em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente texto é original e autêntico, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em seu conjunto. Declaro, ainda, que uma vez publicado no Periódico do IFBA, está impedido de ser submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao IFBA e declaro estar ciente de que o não cumprimento deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas estabelecidas na Lei de Proteção de Direito Autorais (nº 9610, de 19/02/1998).