EDUCAÇÃO MUSICAL, JUVENTUDE E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v1i9.869Palavras-chave:
JUVENTUDES, MUSICA, ENSINO MÉDIO INTEGRADOResumo
A preocupação central desse ensaio teórico volta-se para a importância de considerar o jovem e seu universo cultural, social e histórico, bem como seu contexto cotidiano e particular de experiências musicais para a construção de propostas do componente curricular de música nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Foi constituído numa abordagem qualitativa e dialética, produzido por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental envolvendo autores como Araújo e Frigotto (2015), Ciavatta (2005), Dayrell (2003), Freire (1980), Maltauro (2016), Penna (2008), Souza (2009), Pasqualli, Silva e Silva (2019) e Moura (2012) entre outros. Como repercussões, considera-se que o ensino de música nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio não pode se limitar às demandas técnicas musicais. Ele deve alinhar-se à uma proposta de educação emancipatória que contribua para o processo de formação individual e coletivo dos jovens estudantes, visando a compreensão das contradições enquanto sujeito histórico que será inserido no mundo do trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ensino em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente texto é original e autêntico, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em seu conjunto. Declaro, ainda, que uma vez publicado no Periódico do IFBA, está impedido de ser submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao IFBA e declaro estar ciente de que o não cumprimento deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas estabelecidas na Lei de Proteção de Direito Autorais (nº 9610, de 19/02/1998).