DIÁLOGOS SOBRE AUTISMO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROJETO DE ENSINO

Autores

  • Shirley de Lima Ferreira Arantes Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v1i10.876

Palavras-chave:

Autismo., Formação de Professores., Psicologia., Educação., Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumo

O presente trabalho apresenta e discute um projeto de ensino sobre autismo em desenvolvimento em curso de licenciatura em Pedagogia, que visa contribuir para a qualificação de futuros professores da educação básica para a atuação junto a crianças autistas. Nesse projeto, o conhecimento sobre autismo é visto como instrumento potente de transformação da realidade social, de produção de novos significados para o autismo e de ruptura dos estereótipos e preconceitos que dificultam a inclusão escolar. Assim, transita-se por diferentes escolas de Psicologia, em uma perspectiva crítica, com o propósito de fortalecer a participação dos professores na escolarização das crianças autistas, em articulação com os auxiliares, estagiários, familiares e equipes multi e interdisciplinares. Os objetivos estabelecidos para o projeto de curto, médio e longo prazos são continuamente reconstruídos e reavaliados. Como resultados, indica-se a oferta de disciplina optativa na modalidade presencial e, posteriormente, Educação à Distância (EaD), que ao longo de três semestres qualificou mais de 180 estudantes de Pedagogia e outras licenciaturas; a orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) que abordam o autismo a partir de diferentes recortes; o desenvolvimento de projeto de pesquisa por meio de programa institucional de fomento à iniciação científica; e, a comunicação científica dessas atividades em eventos e publicações. Conclui-se que a realização do projeto de ensino em interface com a pesquisa e a extensão contribui para que os futuros professores da educação básica ampliem seus conhecimentos em temas mais específicos da área da educação especial desde a formação inicial. 

Biografia do Autor

Shirley de Lima Ferreira Arantes, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo Programa EICOS do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Programa EICOS/UFRJ). Professora de Psicologia da Educação na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Unidade Ibirité). 

Downloads

Publicado

2023-05-21

Edição

Seção

Artigos