DIÁLOGOS SOBRE AUTISMO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROJETO DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.55847/ef.v1i10.876Palavras-chave:
Autismo., Formação de Professores., Psicologia., Educação., Universidade do Estado de Minas GeraisResumo
O presente trabalho apresenta e discute um projeto de ensino sobre autismo em desenvolvimento em curso de licenciatura em Pedagogia, que visa contribuir para a qualificação de futuros professores da educação básica para a atuação junto a crianças autistas. Nesse projeto, o conhecimento sobre autismo é visto como instrumento potente de transformação da realidade social, de produção de novos significados para o autismo e de ruptura dos estereótipos e preconceitos que dificultam a inclusão escolar. Assim, transita-se por diferentes escolas de Psicologia, em uma perspectiva crítica, com o propósito de fortalecer a participação dos professores na escolarização das crianças autistas, em articulação com os auxiliares, estagiários, familiares e equipes multi e interdisciplinares. Os objetivos estabelecidos para o projeto de curto, médio e longo prazos são continuamente reconstruídos e reavaliados. Como resultados, indica-se a oferta de disciplina optativa na modalidade presencial e, posteriormente, Educação à Distância (EaD), que ao longo de três semestres qualificou mais de 180 estudantes de Pedagogia e outras licenciaturas; a orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) que abordam o autismo a partir de diferentes recortes; o desenvolvimento de projeto de pesquisa por meio de programa institucional de fomento à iniciação científica; e, a comunicação científica dessas atividades em eventos e publicações. Conclui-se que a realização do projeto de ensino em interface com a pesquisa e a extensão contribui para que os futuros professores da educação básica ampliem seus conhecimentos em temas mais específicos da área da educação especial desde a formação inicial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ensino em Foco
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente texto é original e autêntico, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em seu conjunto. Declaro, ainda, que uma vez publicado no Periódico do IFBA, está impedido de ser submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao IFBA e declaro estar ciente de que o não cumprimento deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas estabelecidas na Lei de Proteção de Direito Autorais (nº 9610, de 19/02/1998).