O QUE PENSAM OS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O ENSINO REMOTO?

Autores

  • Maiara Lenine Bakalarczyk Corrêa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v1i9.955

Palavras-chave:

Ensino remoto, Educação básica, Percepção dos estudantes

Resumo

O contexto de ensino remoto emergencial impôs a professores, estudantes, famílias e equipe gestoras uma nova forma de ensinar e aprender. Desavisados, todos precisaram se adaptar aos ‘novo tempos’. Ao longo de 2020, os estudantes enfrentaram diversos desafios e precisaram encontrar novas formas de estudar. Os professores, por sua vez, foram imersos em um mundo digital que não era comum a todos. Em 2021, presume-se que todos estejam um pouco mais adaptados a esse contexto remoto. A pesquisa apresentada consistiu na realização de um questionário com duas questões abertas aplicado com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, com objetivo de perceber a analisar as experiências pedagógicas que esses estudantes tiveram em 2020, percebendo quais estratégias pedagógicas foram consideradas mais proveitosas e significativas por eles. A partir, das análises possibilitadas pelos relatos dos estudantes vou reestruturar as estratégias de ensino para 2021 pensando em tornar as aulas de Ciências e Biologia mais significativas e atrativas no contexto vivido atualmente. A partir dos relatos, é possível observar que os estudantes gostam de vídeo explicativos como suporte para o entendimento dos conhecimentos abordados pelas disciplinas e também de aula. Além disso, a maioria dos participantes dessa pesquisa encontram-se felizes com o retorno das aulas e esperançosos com um retorno das aulas presenciais, mas também estão apreensivos com o número de casos de Covid-19. 

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Publicado

2023-05-11

Edição

Seção

Artigos