O LETRAMENTO, A CRITICIDADE E O LETRAMENTO CRÍTICO

Resumo

O Letramento Crítico é um termo que faz parte de diversos estudos que tangem ao ensino da leitura no Brasil e no mundo e compreendê-lo é de suma importância para práticas docentes que se pretendem críticas. Desta forma, este estudo propõe uma revisão sobre suas origens e a junção do Letramento com os estudos críticos que, sob a perspectiva deste artigo, visam a alcançar altos níveis de leitura cujo foco está na formação de cidadãos críticos e autônomos. Assim, neste artigo, foi elaborada uma revisão bibliográfica sobre estudos proeminentes do Letramento, sobre suas versões fraca ou modelo autônomo e forte ou ideológica, tocando as influencias dos estudos da Escola de Frankfurt, dos estudos de Paulo Freire e da Análise Crítica do Discurso para a formação do que se entende por Letramento Crítico, na pesquisa em tela. Isso possibilitou construir um marco teórico bastante importante e representativo para o entendimento do termo e, não menos importante, oferecer um estudo que possa servir aos professores que se interessem pelo tema um material de consulta.

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Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor bolsista CAPES (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. E-mail: gemabreu@gmail.com.

Referências

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Publicado
2021-07-03
Como Citar
DE ABREU-SILVA, Geraldo Emanuel. O LETRAMENTO, A CRITICIDADE E O LETRAMENTO CRÍTICO. Revista PINDORAMA, [S.l.], v. 12, n. 1, p. 21, jul. 2021. ISSN 2179-2984. Disponível em: <https://publicacoes.ifba.edu.br/index.php/Pindorama/article/view/732>. Acesso em: 03 ago. 2021.

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