OS DESAFIOS DA PANDEMIA NAS AULAS DE FILOSOFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA BILINGUE

  • Karina Gaspar de Oliveira IFBA

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência a partir do processo de ensino remoto no Colégio Estadual Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto durante a Pandemia do novo Coronavirus no ano letivo de 2020 adotado pela SEEDUC-RJ (Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro) nas aulas de duas disciplinas- Filosofia e Filosofia em Espanhol em turmas de Terceira Série do Ensino Médio- desde a questão: Como superar as dificuldades dessa modalidade de ensino em uma escola pública de período integral e manter a qualidade em aulas interativas ? Para tanto, enumerou-se os objetivos específicos a seguir: Apresentar e analisar as particularidades da unidade escolar; Elencar estratégias utilizadas para evitar a evasão dos alunos nestas disciplinas; Discutir a relevância de um trabalho em equipe integrado. A metodologia utilizada foi qualitativa a partir de uma pesquisa bibliográfica em bases de dados como Google Acadêmico a partir dos seguintes descritores: Escola integral; Ensino de Filosofia; Ensino Remoto; Interculturalidade; EAD de modo a fundamentar teoricamente o relato de experiência. Os resultados obtidos foram positivos como, por exemplo, atividades interdisciplinares possibilitando o crescimento e a integração da comunidade escolar diante de um novo cenário.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Filosofia (UERJ). Professora de Filosofia na Seeduc, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: karinagaspar.oliveira@gmail.com.

Referências

ASPIS, Renata; GALLO, Silvio. Ensinar Filosofia- Um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.

ABED. Associação Brasileira de Ensino a Distância. Disponível em: http://www.abed.org.br/site/pt/faq/. Acesso em: 16 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portal MEC. O que é educação a distância, 2020. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12823:o- que – e-educacao-a-distancia. Acesso em: 15 jun. 2020.

_____. Portaria nº 376, de 3 de abril de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus-Covid-19. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-376-de-3-de-abril-de-2020-251289119.Acesso em: 17 jun. 2020.

_____. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus-COVID-19. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria
-n-376-de-3-de-abril-de-2020.-251289119. Acesso em: 17 jun. 2020.

CAMPOS, Pedro Ortega. Educar perguntando: ajuda filosófica na escola e na vida. São Paulo: Paulinas, 2008.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. que é a filosofia?, São Paulo: Editora 34, 1991.

DE SOUSA OLIVEIRA, Eleilde et al. A educação a distância (EaD) e os novos caminhos da educação após a pandemia ocasionada pela Covid-19. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 52860-52867, 2020.

DO NASCIMENTO, André Marques. Interculturalidade: apontamentos conceituais e alternativa para a educação bilíngue. Revista Sures, n. 3, 2014.

GABRIEL, Fabio Antonio. A aula de Filosofia enquanto experiência filosófica: possibilitar ao estudante de Filosofia “criar conceitos” e ou “avaliar o “valor” dos valores”. Rio de Janeiro: Multifoco, 2017.

MARCONDES, Danilo. A filosofia: O que é? Para que serve?. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2011.

NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

___________. Escritos sobre educação. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

OLIVEIRA, Ana Maria Araújo Passos de. O papel do tutor em cursos de educação a distância: Competências e Habilidades. Revista Multitexto, p. 23-29, 2003.

OLIVEIRA, Karina Gaspar de. Diálogos filosóficos no Ensino Médio: uma experiência. In: Ensaios filosóficos: ensino, educação e diálogos interdisciplinares. Curitiba: Editora Intelectus, 2013.
Publicado
2021-07-02
Como Citar
OLIVEIRA, Karina Gaspar de. OS DESAFIOS DA PANDEMIA NAS AULAS DE FILOSOFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA BILINGUE. Revista PINDORAMA, [S.l.], v. 12, n. 1, p. 13, jul. 2021. ISSN 2179-2984. Disponível em: <https://publicacoes.ifba.edu.br/index.php/Pindorama/article/view/937>. Acesso em: 03 ago. 2021.
Seção
Relato de Experiência

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##