Processo de Avaliação pelos pares

Os manuscritos submetidos para apreciação e publicação na Revista Pindorama são previamente avaliados pelo Conselho Editorial e em seguida, encaminhados para avaliação de, no mínimo, dois avaliadores, que tenham conhecimento na temática do artigo em avaliação e formação compatível, designados pelo conselho e sendo responsáveis por realizar a avaliação cega. O Conselho Editorial assegura o anonimato do(s) autor(es) e dos pareceristas (Double Blond Review), permitindo assim, isonomia durante o processo de avaliação e liberdade aos pareceristas para emitir seu julgamento. Os avaliadores, ao aceitarem a avaliação, dispõem de um período previamente determinado para emitir um parecer acerca do artigo.

O tempo de resposta, aceite ou rejeição, pode variar conforme as avaliações dos manuscritos, as modificações sugeridas e o volume da pauta editorial da revista. Após a entrega dos pareceres pelos revisores, o(s) autor(es) são devidamente comunicados sobre a decisão editorial que deve ser:

a. aprovado;

b. aprovado com correções obrigatórias e/ou sujeitas a novo parecer;

c. rejeitado.

Caso ocorram pareceres divergentes, o editor encaminha o artigo para um terceiro avaliador, a fim de desempatar. No caso de necessitar de correções, o artigo é devolvido ao(s) autor(es), para que os mesmos realizem as correções apontadas pelos revisores. Após a realização dos ajustes solicitados e constatação destes pelos pareceristas e/ou editor, os artigos serão submetidos à revisão ortográfica, gramatical e de adequação às normas adotadas pela revista e serão enviadas versões preliminares do artigo para o(s) autor(es) para que indiquem possíveis correções no texto. Finalizado esse processo, os arquivos corrigidos são enviados para a fila de edição.