Despedida e paixão em Farewell de Carlos Drummond de Andrade

Autores

Palavras-chave:

Semiótica, Discurso, literatura, poesia

Resumo

Objetivou-se identificar e descrever procedimentos linguísticos que se constituem como importantes no arranjo que confere literariedade aos textos, investigando os mecanismos responsáveis pela construção dos sentidos em poemas do livro Farewell, de Carlos Drummond de Andrade. As análises foram norteadas pelos postulados da teoria semiótica discursiva de Greimas, precisamente a análise do percurso gerativo de sentido. Nesse sentido, conciliaram-se elementos figurativos e temáticos relacionados ao campo da despedida e da paixão. Assim, preocupados com os efeitos de sentido, constatamos na análise do nível discursivo pela sintaxe que as categorias de pessoa, espaço e tempo são instauradas predominantemente por meio de debreagens enunciativas; pela semântica, levantaram-se elementos temáticos e figurativos, os quais levaram à depreensão de traços voltados ao campo da despedida e da paixão. Concluiu-se que as marcas de pessoa, espaço e tempo apontam para efeitos de sentido que privilegiam a subjetividade, enquanto os traços semânticos valorizam conteúdos passionais, recursos que contribuem para a concepção do eu lírico que neles se manifesta.

Biografia do Autor

Geraldo Vicente Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade de Sorocaba (1996), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, nos Cursos de Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens. Tem experiência em Língua Portuguesa e Linguística, atuando principalmente nas seguintes áreas: linguística, semiótica, língua portuguesa e literatura.

Referências

ALMEIDA, D. C. Expressão e conteúdo em um poema de Paulo Henriques Britto. In: LOPES, I. C. e ALMEIDA, D. C. (orgs.). Semiótica da poesia. São Paulo: Annablume, 2011.

ANDRADE, Carlos Drummond. Farewell. 9. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.

BARROS, D. L. P. Sintaxe narrativa. In: OLIVEIRA, A. C; LANDOWSKI, E. (orgs.). Do inteligível ao sensível: em torno da obra de Algirdas Julien Greimas. São Paulo: Educ, 1995.

BERTRAND, D. Caminhos da semiótica literária. Trad. De Grupos Casa. Bauru: Edusc, 2003.

CAMÕES, Luis Vaz de. Sonetos de Camões. 2. ed. Coita, São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.

FIORIN, J. L. Enunciação e semiótica. Vol. 33. Letras, Santa Maria, 2006, p. 69-97.

FIORIN, J. L. Semiótica das paixões: o ressentimento. São Paulo: Contexto, 2012.

FONTANILLE, J. Semiótica das paixões. São Paulo: Ática, 1993.

GREIMAS; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2011.

HANCIAU, N. J. Entre-Lugar In: FIGUEIREDO, Conceitos de literatura e cultura. Juiz de Fora: Editora UFJF/Niterói: Ed. UFF, 2005, p. 215-241.

HOUAISS, A. et VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss da língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1969.

NUNES, B. O drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector. São Paulo: Ática, 1995.

SANT’ ANNA, A. R. Drummond: o gauche no tempo. Rio de Janeiro: Record, 1992.

TATIT, L. A abordagem do texto. In: FIORIN, J. L. (org.). Introdução à linguística. v. 1. São Paulo: Contexto, 2002.

Downloads

Publicado

29-07-2021

Como Citar

ARAÚJO, . M. de; MARTINS, . V. Despedida e paixão em Farewell de Carlos Drummond de Andrade. Enlaces, Salvador, v. 2, p. e021003, 2021. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/enlaces/article/view/843. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS