“NUNCA PENSEI QUE MINHA PROPRIEDADE RURAL TIVESSE TANTA MATEMÁTICA”

A ETNOMATEMÁTICA, A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Débora Schmitt Kavalek UFES
  • Ariele Maria Santos dos Reis

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v3i6.635

Palavras-chave:

Educação do Campo. Etnomatemática. Pedagogia da alternância.

Resumo

Na busca de uma ressignificação dos conceitos na disciplina de Introdução a Matemática no curso de Licenciatura em Educação do campo, buscamos, na etnomatemática, uma alternativa para trabalhar de forma que não excluísse a população do campo que, com suas distintas dificuldades, haviam retomado os estudos depois de muitos anos. Apresentamos, no artigo a seguir, um trabalho realizado no Tempo Comunidade por uma turma do segundo período do Curso, tendo como objetivo principal a reconstrução da visão de matemática pelos discentes, numa conexão entre os conteúdos e o trabalho das mulheres e homens camponeses. Os procedimentos e método utilizados na investigação envolveram observação, realização de entrevistas e coleta de depoimentos. Os dados foram apresentados através de gráficos e tabelas, acompanhado também por registros fotográficos, gravações de áudio e vídeos. O desenvolvimento da pesquisa proporcionou dados sobre as possibilidades, as potencialidades e limites de usos da Etnomatemática no âmbito da Educação do Campo.

 

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Publicado

2020-09-17

Edição

Seção

Artigos