A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA VIVENCIADA ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO

UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Autores

  • Yane Ferreira Machado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Francisco Kelsen de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

DOI:

https://doi.org/10.55847/ef.v3i6.675

Palavras-chave:

Orientação Profissional. Educação Profissional e Tecnológica. Gamificação. Jogos. Desenvolvimento Profissional

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção em processos de Orientação Profissional (OP) desenvolvida a partir de estratégias de gamificação e direcionada para estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Esta surge a partir da necessidade de desenvolver metodologias de trabalho em OP que possam ser mais envolventes para os orientandos e conectadas com a realidade vivenciada na sociedade e no mundo do trabalho. Diante disto, o objetivo é discutir uma proposta metodológica de OP apoiada na gamificação e direcionada para a EPT. Essa é uma pesquisa de campo em andamento, baseada em entrevistas, questionários sobre a escolha profissional e percepção sobre o processo de OP em formato de jogo, que tem o intuito de engajar e provocar a sensação de imersão na realidade da área profissional que os discentes estão estudando. Como resultados preliminares tivemos a percepção dos professores e profissionais técnicos de que o instrumento pode promover o diálogo e a integração entre disciplinas do curso, bem como alguns deles manifestaram o interesse em utiliza-lo futuramente e o percebem como uma aproximação com a cultura juvenil. Entre os estudantes, a proposta foi recebida com surpresa e comparada às concepções tradicionais de OP. Acreditamos que experiências mais próximas da realidade profissional podem proporcionar ao estudante a imersão na realidade laboral daquela que poderá ser sua futura profissão. Assim, consideramos a gamificação como recurso importante neste sentido, como também várias outras atividades que permitam a aproximação teórica e prática são elementos importantes no processo de amadurecimento da identidade profissional.

Biografia do Autor

Francisco Kelsen de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Doutor em Ciência da Computação (2017) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Computação Aplicada (2010), Especialista em Gestão de Projetos (2012) e graduação em Licenciatura em Matemática (2007) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Tutoria em Educação a Distância (2014) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Bacharel em Sistemas de Informação (2014) pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e Técnico em Informática (2012) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Atualmente é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico dos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) e subsequente em Técnico de Informática e curso de graduação de Tecnologia em Sistemas para Internet do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Atua também como editor chefe do periódico científico Semiárido De Visu e como coordenador do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no IF Sertão-PE. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos, Engenharia de Software, Software Livre e Tecnologia Educacional, além de atuar nas áreas de Educação a Distância, Educação Matemática e Recursos Educacionais Abertos. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educacionais Tecnológicas (GEPET), vice-líder do grupo de pesquisa em Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional (CCTE) e integrante do Grupo de Estudos Avançados em Informática (GEASI).

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Publicado

2020-09-17

Edição

Seção

Artigos