Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O(s) autor(es) precisam ter registro ORCID obrigatoriamente, o qual pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register.
  • O arquivo da submissão está em Microsoft Word, formato doc ou .docx
  • Todas as referências que possuam endereço eletrônico, devem indicar o link, data de acesso e estar com o link ativo.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

  1. Os autores da produção devem se cadastrar online com o preenchimento obrigatório das informações biográficas, com a indicação de titulação e filiação institucional. Os textos submetidos para publicação junto a A Revista SAMEX- Saberes e Memórias da Extensão do IFBA não poderão ter seus autores identificados ao longo do manuscrito. Os dados pessoais, as informações institucionais e o e-mail são cadastrados no perfil de cada usuário registrado;
  2. O escopo da Revista abrange textos que apresentam explícita relação com Extensão Tecnológica. O texto deverá ser escrito em uma das seguintes línguas: português, inglês e espanhol. Devem ser revisados de acordo com a norma-padrão das línguas nas quais foram escritos. As produções submetidas devem ter sido previamente revisadas por profissional especializado, tanto para adequação aos padrões formais da língua portuguesa quanto às normas de formatação textual da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os manuscritos que apresentarem inadequações ortográficas, gramaticais, linguísticos ou de digitação poderão ser encaminhados aos seus respectivos autores para realização das correções necessárias. Em casos de não retorno das adequações, no prazo acima estipulado, o texto será rejeitado e arquivado. As contribuições devem ser apresentadas de acordo com as possibilidades de publicação da Revista;
  3. Ao submeter o manuscrito no Portal, o(s) autor(es) se compromete(m)  a não submetê-la a outra Revista ou evento acadêmico concomitantemente; 

 

  1. Anualmente será publicado somente um trabalho de cada autor, esteja este na condição de autor principal ou coautor; 

 

  1. As produções devem apresentar no máximo três autores, contabilizando junto com os coautores. Em caso de submissão de estudante ou pessoa da comunidade, é obrigatória a coautoria com o Coordenador ou Proponente do Programa, Projeto ou ação de extensão. 

 

  1. Em caso de artigos ou relatos submetidos por autor (a), que não seja o Coordenador (a) ou Proponente do Programa, Projeto ou Ação de Extensão, este, em caso de aprovação, deve apresentar Termo de ciência da publicação assinada pelo(a) Coordenador(a). 

 

 6.1 Em casos de artigos ou relatos submetidos por estudante, este deve ser escrito em coautoria com o Orientador. 

 

  1. O conteúdo do trabalho é de responsabilidade de seu(s) autor(es). Ao submeter o texto, o autor declara que não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros. Apresentar documento de inclusão de Direito de Imagem se a produção encaminhada houver uso de imagem. Cabe ao Conselho Editorial solicitar parecer ao Conselho Científico, antes de decidir sobre sua aceitação, a qual poderá ficar condicionada a modificações a serem feitas por seu(s) autor(es);

 

  1. Serão publicados por edição, o mínimo de 7 e máximo de 15 textos, sejam artigos ou relatos de experiência.;
  2. A identificação de autoria do trabalho deve ser retirada do arquivo e da opção “propriedades” no Word, assegurando o “Blind review”, ou seja, a garantia da integridade na avaliação duplo-cega, evitando-se, assim, que as identidades dos autores e revisores sejam conhecidas um ao outro. Quando mencionado no corpo do texto, através de autocitação, e nas referências, substituir por “XXX”, tanto o nome quanto o ano de publicação. 
  3. Os autores devem constatar a adequação da submissão no que diz respeito à formatação informada. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas ao(s) autor(es). As possibilidades de submissão devem apresentar-se em conformidade com o modelo de template indicado para o tipo de trabalho proposto, obedecendo sumariamente às recomendações gerais e as orientações referentes à forma/formatação dos artigos e relatos de experiência. 

NORMAS A SEREM UTILIZADAS NAS PUBLICAÇÕES  

As produções devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Por consequência, deverá ser assim organizado no seguinte formato: 

  • O corpo do texto deverá ser digitado em formato Word (.doc ou .docx); tamanho A4 (21cm x 29,7 cm); em fonte Times New Roman, tamanho 12; com espaçamento entrelinhas de 1,5 cm; margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm conforme NBR 14724/2011. Os parágrafos devem conter o recuo de 1,25 cm da margem esquerda, sem espaçamento entre parágrafos. As páginas não devem ser numeradas.

 

  • Dimensão: 
  • o artigo não pode exceder 15 páginas, incluindo:  Resumo e Abstract,  Referências, tabelas, quadros, figuras, notas, gráficos e ilustrações. 

- o relato de experiência, não pode exceder 12 páginas, incluindo Referências, tabelas, quadros, figuras, notas, gráficos e ilustrações. 

 

  • Título no idioma do documento (português, inglês ou espanhol): centralizado, com todas as letras maiúsculas, em fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito;
  • Título em outro idioma (se o idioma do documento for em outra língua, obrigatoriamente, deve ter o segundo título em português) com uma linha abaixo do título no idioma do documento, centralizado, com todas as letras maiúsculas, em fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito;
  • Resumo/palavras-chave no idioma do documento: duas linhas após o título, em fonte Times New Roman, tamanho 10, introduzido pela palavra “RESUMO” com letras maiúsculas seguida de dois pontos, contendo texto em espaço simples, justificado, de 150 a 250 palavras. As palavras-chaves devem ser introduzidas por “PALAVRAS- CHAVE” com letras maiúsculas, seguidas de dois pontos, separadas por ponto e vírgula (mínimo de 3 e máximo de 5);
  • Resumo/palavras-chave em inglês, seguindo a mesma formatação do resumo/palavras-chave no idioma do documento, duas linhas após;
  • Figuras introduzidas no texto, não no final do documento, como anexos;
  • As citações deverão seguir o sistema autor-data, conforme NBR 10520/2002, justificado, espaço simples, tamanho 11 e recuo 4 cm.  
  • As notas de rodapé devem ser escritas em fonte Times New Roman 10, com alinhamento justificado e espaço simples, numeradas em algarismo arábico;
  • Os subtítulos devem seguir numeração em algarismos arábicos, sem recuo de parágrafo, no sistema sequencial em níveis (1, 2, 2.1, 2.2, 3, 3.1, 3.1.2, 3.1.3 etc.), até no máximo terceiro nível. Devem ser escritos em negrito no primeiro nível, em itálico no segundo nível e sem qualquer formatação no terceiro nível, com letra inicial maiúscula somente na primeira palavra, com exceção dos nomes próprios. Não se devem numerar a introdução, as considerações finais e as referências;
  • Referências: devem ser apresentadas conforme a NBR 6023/2018, em ordem alfabética, ao final do capítulo apenas com os autores/documentos citados no corpo do texto.
  • O template para a formatação do artigo e do relato de experiência será disponibilizado, em formato .doc ou .docx, posteriormente, no Portal da Revista. 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.