ENSINO DE MATEMÁTICA ANTIRRACISTA E INTERCULTURAL: Uma análise da formação inicial docente no IFBA

Autores

  • Elaine Santos Dias UFSB
  • Flaviane Ribeiro Nascimento Professora Mestra em História do IFBA-campus Eunápolis, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Lato Sensu de Especialização em Cultura, Educação e Linguagens do IFBA- Campus Eunápolis

Palavras-chave:

Educação Intercultural e Antirracista., Licenciatura em Matemática, Formação inicial de Professores(as

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os currículos dos cursos de licenciatura em matemática ofertados pelo Instituto Federal de Educação da Bahia (IFBA) nos campi Camaçari e Valença com vistas à implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais, à luz das teorias da educação intercultural e da etnomatemática. Para tanto, realizou-se nesse trabalho uma análise dos respectivos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) dos cursos citados acima. A análise revelou avanços e contradições nos PPC dos cursos no que diz respeito à abordagem da temática analisada. Além disso, o trabalho aponta caminhos para uma efetiva implementação da educação das relações étnico-raciais.

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Publicado

2024-11-26

Como Citar

SANTOS DIAS, .; RIBEIRO NASCIMENTO, . . ENSINO DE MATEMÁTICA ANTIRRACISTA E INTERCULTURAL: Uma análise da formação inicial docente no IFBA. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 72–96, 2024. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/1016. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação, Cultura e Linguagens