COMPUTAÇÃO DESPLUGADA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Pensamento Computacional, BNCC, Ensino Médio, Computação Desplugada, Formação de ProfessoresResumo
O desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) está entre os objetivos didático-pedagógicos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sua abordagem se origina em diversas técnicas da Ciência da Computação, trazendo inovação à forma de ensino em escolas de vários países no mundo. No Brasil, a BNCC já contempla o PC, porém, na prática, existe um déficit na formação de professores, além de faltar infraestrutura adequada para alcançar os objetivos propostos na BNCC, visto que, por vezes, não há dispositivos computacionais, internet e, em alguns casos, até energia elétrica nas unidades de ensino. O objetivo deste artigo é propor uma oficina de aprendizagem através da Computação Desplugada (CD) utilizando a metodologia do Pensamento Computacional (PC) aos professores das escolas da rede estadual. Dessa forma, este trabalho apresenta uma proposta didático-pedagógica com oficinas práticas voltadas aos professores, possibilitando, assim, o desenvolvimento de competências na aplicação do PC, através da CD, no ensino público sem a necessidade de recursos eletrônicos.
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