Apresentação do DOSSIÊ “EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE”, TOMO I
Resumo
O que é contemporâneo? Esta é a questão primordial que ancora o presente dossiê. As pesquisadoras e pesquisadores aqui reunidos compartilham de algo em comum: pensam a educação em comunhão com a contemporaneidade. Esta, por sua vez, não é compreendida sucessora da modernidade, mas como possibilidade de superação do eurocentrismo moderno constituído sob processos de colonização, preconceitos e opressão. Situamo-nos, portanto, no terreno da utopia - não como conceito intangível, mas como horizonte de possibilidades.
Pensar a educação contemporânea, neste contexto, exige um exercício dialético e analético. Dialético, pois compreende a educação como indutora de mudanças sociais que, simultaneamente, retroalimentam e transformam a própria prática educativa. Analético porque, em uma perspectiva dusseliana, compele-nos ao encontro do humano em suas diferenças, limites e potencialidades.
Os artigos que compõem esta primeira edição articulam temas fundamentais: relações étnico-raciais, decolonização no ensino de línguas, educação do campo, gestão educacional, corporeidade, comunicação, letramentos, educação infantil, inclusão, pós-verdade e educação popular contra-hegemônica. Embora diversos, tais temas convergem no compromisso com a dignidade humana e no caráter crítico aos modelos vigentes de racionalidade, que desconsideram o corpo, a sensibilidade, e desrespeitam às diferenças. Trata-se de uma “pedagogia desmascaradora", que tensiona as contradições educacionais em prol de uma sociedade pautada por novos valores e modos de vida.
Assim, o contemporâneo - aqui definido como um habitat social que preza pela dignidade humana em todas as suas peculiaridades - configura-se como um projeto em gestação. Cada artigo deste dossiê é, portanto, um anúncio; uma contribuição reflexiva para a edificação de uma outra educação na construção de um outro mundo. Em suma: É um dossiê que trata da utopia como possiblidade.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista PINDORAMA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.


