Apresentação do DOSSIÊ “EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE”, TOMO I

Autores/as

  • Edcleide da Silva Pereira Novais Professora da rede municipal de ensino de Iguaí/BA
  • Vanessa Rios Macedo Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Resumen

O que é contemporâneo? Esta é a questão primordial que ancora o presente dossiê. As pesquisadoras e pesquisadores aqui reunidos compartilham de algo em comum: pensam a educação em comunhão com a contemporaneidade. Esta, por sua vez, não é compreendida sucessora da modernidade, mas como possibilidade de superação do eurocentrismo moderno constituído sob processos de colonização, preconceitos e opressão. Situamo-nos, portanto, no terreno da utopia - não como conceito intangível, mas como horizonte de possibilidades.

Pensar a educação contemporânea, neste contexto, exige um exercício dialético e analético.  Dialético, pois compreende a educação como indutora de mudanças sociais que, simultaneamente, retroalimentam e transformam a própria prática educativa. Analético porque, em uma perspectiva dusseliana, compele-nos ao encontro do humano em suas diferenças, limites e potencialidades.

Os artigos que compõem esta primeira edição articulam temas fundamentais: relações étnico-raciais, decolonização no ensino de línguas, educação do campo, gestão educacional, corporeidade, comunicação, letramentos, educação infantil, inclusão, pós-verdade e educação popular contra-hegemônica. Embora diversos, tais temas convergem no compromisso com a dignidade humana e no caráter crítico aos modelos vigentes de racionalidade, que desconsideram o corpo, a sensibilidade, e desrespeitam às diferenças. Trata-se de uma “pedagogia desmascaradora", que tensiona as contradições educacionais em prol de uma sociedade pautada por novos valores e modos de vida.

Assim, o contemporâneo - aqui definido como um habitat social que preza pela dignidade humana em todas as suas peculiaridades - configura-se como um projeto em gestação. Cada artigo deste dossiê é, portanto, um anúncio; uma contribuição reflexiva para a edificação de uma outra educação na construção de um outro mundo. Em suma: É um dossiê que trata da utopia como possiblidade.

Biografía del autor/a

Edcleide da Silva Pereira Novais, Professora da rede municipal de ensino de Iguaí/BA

Doutora em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Mestre em Educação em Ciências (UESC). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Educacional (UESB). Graduada em Pedagogia (FAEM). Membro do Grupo de Pesquisa EDUCATIO - Políticas e Gestão da Educação da Universidade do Estado da Bahia. Professora da rede municipal de ensino de Iguaí/BA. Analista Pedagógico Sênior (FGV). Pesquisadora na área de Políticas Públicas Educacionais e Gestão Educacional.

Vanessa Rios Macedo, Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Pedagoga e Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Docente do curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Multiletramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET) e do Grupo de Pesquisa em Computação de Jacobina (JaComp). 

Publicado

2026-01-14

Cómo citar

NOVAIS, . da S. P. .; MACEDO, . R. . Apresentação do DOSSIÊ “EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE”, TOMO I. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 16, n. 1, 2026. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/1329. Acesso em: 20 ene. 2026.

Número

Sección

Dossiê Educação e Contemporaneidade