Obtenção da Constante de Planck através de objeto virtual de aprendizagem: uma proposta didática de ensino

Autores

  • Danilo Almeida Souza Mestre em Física. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA
  • Thiago Nascimento Barbosa Mestre em Física. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v4i04.409

Resumo

Nesse artigo apresentaremos uma proposta didática para estudo de física moderna através da utilização de objeto virtual de aprendizagem. O efeito fotoelétrico, unido ao processo da radiação do corpo negro, se constituiu num dos principais fenômenos que fomentaram a discussão a cerca da quantização da energia. Tendo em vista que esses assuntos são vagamente explorados na educação básica, o baixo acervo de experimentos de baixo custo existente e, ainda, a grande importância que estes detêm em diversas aplicações tecnológicas, pretendemos discutir as principais características do efeito fotoelétrico, desde sua produção até suas características que impuseram nos físicos da época uma nova maneira de pensar; somado a isso vamos obter por simulação computacional o valor constante de Planck, que tem um papel de extrema importância na física quântica.

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Publicado

2018-02-02

Como Citar

SOUZA, . A.; BARBOSA, . N. Obtenção da Constante de Planck através de objeto virtual de aprendizagem: uma proposta didática de ensino. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 4, n. 04, p. 11, 2018. DOI: 10.55847/pindorama.v4i04.409. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/409. Acesso em: 29 mar. 2024.