ATUAÇÃO DO PROJETO “CIÊNCIA INTERATIVA” NA MICRORREGIÃO DE ILHÉUS-ITABUNA: Um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v11i2.476

Palavras-chave:

Divulgação científica, Popularização da ciência, Ensino de ciências

Resumo

Este artigo objetiva estabelecer uma discussão acerca de como o projeto “Ciência Interativa” (CI) pode contribuir para o ensino de ciências e matemática. Isto é feito a partir de um panorama geral sobre iniciativas existentes que atuam na divulgação e popularização da ciência na microrregião de Ilhéus-Itabuna. A proposta de criação do projeto era se constituir como um importante veículo de divulgação científica, somando esforços a outras iniciativas existentes e, por conseguinte colaborar para a melhoria da educação em ciências e matemática em sua região de atuação. Neste trabalho, de caráter descritivo, apresenta-se o CI, tecendo uma análise a partir das exposições realizadas nos anos de 2014 e 2015. Como resultado, fica evidente a expansão do CI demonstrado pelo número significativo de visitantes, pela presença de comunidades escolares e sociedade civil do entorno do campus e cidades circunvizinhas nas exposições, pelo surgimento de parcerias com outras instituições, além do aumento expressivo de experimentos na área de ciências naturais (representados aqui pela física, química e biologia) e matemática. As discussões trazidas neste trabalho, além de auxiliar para reflexão das ações do CI e seu papel como projeto que atua na divulgação e popularização da ciência, apontam para a necessidade de investigações a respeito de projetos de divulgação científica e sua relação com o ensino regular, mesmo como uma forma de fomentar investimentos por parte do governo e/ou organizações não governamentais na área.

Biografia do Autor

Danilo Almeida Souza, IFBA/campus Ilhéus

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/UEFS. Professor EBTT, área de Física, no IFBA campus Ilhéus e Professor permanente do ProfEPT-IFBA, Bahia, Brasil.

Raphaela Oliveira dos Santos

Especialista em Ensino de Química pela UCAM/RJ e Licenciada em Química pela UESC.

Bruna Carmo Rehem, IFBA/campus Ilhéus

Doutora em Genética e Biologia Molecular pela UESC. Professora EBTT, área de Biologia, no IFBA campus Ilhéus, Bahia, Brasil.

Christian Ricardo Silva Passos, IFBA/campus Ilhéus

Doutor em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos pela UESC. Professor EBTT, área de Química, no IFBA campus Ilhéus, Bahia, Brasil.

Enexandro Nobre Dutra, IFBA/campus Ilhéus

Mestre em Matemática pelo PROFMAT/UESC. Professor EBTT, área de Matemática, no IFBA campus Ilhéus, Bahia, Brasil.

Referências

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Publicado

2020-12-16

Como Citar

SOUZA, . A.; DOS SANTOS, . O.; REHEM, . C.; PASSOS, . R. S.; DUTRA, . N. ATUAÇÃO DO PROJETO “CIÊNCIA INTERATIVA” NA MICRORREGIÃO DE ILHÉUS-ITABUNA: Um relato de experiência. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 13, 2020. DOI: 10.55847/pindorama.v11i2.476. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/476. Acesso em: 16 out. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência