CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Aproximações da pedagogia da infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v12i1.690

Palavras-chave:

Educação Infantil, Currículo, Pedagogia da Infância

Resumo

O presente artigo busca, por meio de uma revisão bibliográfica, estabelecer relações entre o entendimento de currículo na Educação Infantil e o campo da Pedagogia da Infância. Para tanto, revisita os documentos legais editados pelo Ministério da Educação do Brasil, buscando aproximar dos entendimentos conceituais advindos do campo da Pedagogia da Infância. Estabelece quatro principais aspectos para que o currículo na Educação Infantil se concretize a partir dos conceitos e princípios da Pedagogia da Infância. São eles: a) currículo emergente; b) protagonismo da criança; c) Pedagogia da Escuta; d) Pedagogia de Projetos. Busca-se tensionar esses princípios a partir de uma revisão teórica.

Biografia do Autor

Marcelo Oliveira da Silva, EMEI Mara Mattos

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutor e mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor Substituto na Faculdade de Educação (UFRGS) nas disciplinas de Educação Infantil, professor da rede municipal de Sapucaia do Sul, RS, Brasil. E-mail: moliveiras@gmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9732192400717277.

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Publicado

2021-07-02

Como Citar

SILVA, . O. da. CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Aproximações da pedagogia da infância. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 21, 2021. DOI: 10.55847/pindorama.v12i1.690. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/690. Acesso em: 22 dez. 2024.