CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Aproximações da pedagogia da infância
DOI:
https://doi.org/10.55847/pindorama.v12i1.690Keywords:
Educação Infantil, Currículo, Pedagogia da InfânciaAbstract
O presente artigo busca, por meio de uma revisão bibliográfica, estabelecer relações entre o entendimento de currículo na Educação Infantil e o campo da Pedagogia da Infância. Para tanto, revisita os documentos legais editados pelo Ministério da Educação do Brasil, buscando aproximar dos entendimentos conceituais advindos do campo da Pedagogia da Infância. Estabelece quatro principais aspectos para que o currículo na Educação Infantil se concretize a partir dos conceitos e princípios da Pedagogia da Infância. São eles: a) currículo emergente; b) protagonismo da criança; c) Pedagogia da Escuta; d) Pedagogia de Projetos. Busca-se tensionar esses princípios a partir de uma revisão teórica.
References
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasil, 2017.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasil, 2010.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasil, 1996.
CALLAI, Cristiana.; SERPA, Andréa. Tensionando currículos na Educação Infantil, Teias, v. 19, n. 54, p. 148-149, jul.-set., 2018.
CARVALHO, Rodrigo Saballa. Análise do discurso das diretrizes curriculares nacionais de Educação Infantil: currículo como campo de disputas. Educação, v. 38, n. 3, p. 466-476, set.- dez. 2015.
CARVALHO, Rodrigo Saballa. Práticas de governamento em livros de formação de professores de Educação Infantil: sensibilidades, disposições e conscientizações em discurso. ETD, v. 21, n. 1, p. 84-104, jan.-mar. 2019.
CARVALHO, Rodrigo Saballa.; SILVA, Marcelo Oliveira da; LOPES, Amanda Oliveira. A pedagogização da docência na Educação Infantil. Anais do 8º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação / 5º Seminário Internacional de Estudos Culturais educação. Canoas: Ulbra, 2019.
FREIRE, Madalena. A paixão em conhecer o mundo. São Paulo: Paz e Terra. 1983
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GONÇALVES, Jaqueline da Silva. Pedagogia da Educação Infantil: avanços, desafios e tensões. Curitiba: Appris, 2015.
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre, Artmed, 1998.
HOYUELOS, A. La ética en el pensamiento y obra pedagógica de Loris Malaguzzi. Barcelona: Octaedro, 2012.
OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos de. Educação Infantil: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.
PAGANO, Andrea. Como o olhar dos adultos sustenta as aprendizagens das crianças. In: GARCIA, Joe.; PAGANO, Andrea.; JUNQUEIRA FILHO, Gabriel. Educação Infantil em Reggio Emilia: reflexões para compor um diálogo. Curitiba: UTP, 2017, p. 17-45.
PINAR, William. Estudos curriculares. São Paulo: Cortez, 2016.
PROENÇA, Maria Alice. Prática docente: a abordagem de Reggio Emilia e o trabalho com projetos, portifólios e redes formativas. São Paulo: Panda Educação, 2018.
RINALDI, Carla. O currículo emergente e o construtivismo social. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 2016. p. 107-116.
ROCHA, Eloísa Acires Candal da. A pedagogia e a Educação Infantil. Revista Iberoamericana de Educação, Madrid, n. 22, p. 61-74, jan./abr. 1999.
SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa currículo? In: ____ (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 16-37.
SCHWALL, Charles. A gramática dos materiais. In: GANDINI, Lella, HILL, Lynn, CADWELL, Louise; SCHWALL, Charles (orgs). O papel do ateliê na Educação Infantil. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2019, p. 49-64.
VITTA, Fabiana Cristina Frigieri de; CRUZ, Girlene de Albuquerque; SCARLASSARA, Bárbara Solana. A Base Nacional Comum Curricular e o berçário. Horizontes, v. 36, n.1, p. 64-73, jan./abr. 2018.