O LETRAMENTO, A CRITICIDADE E O LETRAMENTO CRÍTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v12i1.732

Palavras-chave:

Letramento Crítico, Criticidade, Leitura, Tarefas Críticas

Resumo

O Letramento Crítico é um termo que faz parte de diversos estudos que tangem ao ensino da leitura no Brasil e no mundo e compreendê-lo é de suma importância para práticas docentes que se pretendem críticas. Desta forma, este estudo propõe uma revisão sobre suas origens e a junção do Letramento com os estudos críticos que, sob a perspectiva deste artigo, visam a alcançar altos níveis de leitura cujo foco está na formação de cidadãos críticos e autônomos. Assim, neste artigo, foi elaborada uma revisão bibliográfica sobre estudos proeminentes do Letramento, sobre suas versões fraca ou modelo autônomo e forte ou ideológica, tocando as influencias dos estudos da Escola de Frankfurt, dos estudos de Paulo Freire e da Análise Crítica do Discurso para a formação do que se entende por Letramento Crítico, na pesquisa em tela. Isso possibilitou construir um marco teórico bastante importante e representativo para o entendimento do termo e, não menos importante, oferecer um estudo que possa servir aos professores que se interessem pelo tema um material de consulta.

Biografia do Autor

Geraldo Emanuel de Abreu-Silva, UFMG

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor bolsista CAPES (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. E-mail: gemabreu@gmail.com.

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Publicado

2021-07-03

Como Citar

DE ABREU-SILVA, . E. O LETRAMENTO, A CRITICIDADE E O LETRAMENTO CRÍTICO. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 21, 2021. DOI: 10.55847/pindorama.v12i1.732. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/732. Acesso em: 28 mar. 2024.