O LETRAMENTO, A CRITICIDADE E O LETRAMENTO CRÍTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v12i1.732

Palavras-chave:

Letramento Crítico, Criticidade, Leitura, Tarefas Críticas

Resumo

O Letramento Crítico é um termo que faz parte de diversos estudos que tangem ao ensino da leitura no Brasil e no mundo e compreendê-lo é de suma importância para práticas docentes que se pretendem críticas. Desta forma, este estudo propõe uma revisão sobre suas origens e a junção do Letramento com os estudos críticos que, sob a perspectiva deste artigo, visam a alcançar altos níveis de leitura cujo foco está na formação de cidadãos críticos e autônomos. Assim, neste artigo, foi elaborada uma revisão bibliográfica sobre estudos proeminentes do Letramento, sobre suas versões fraca ou modelo autônomo e forte ou ideológica, tocando as influencias dos estudos da Escola de Frankfurt, dos estudos de Paulo Freire e da Análise Crítica do Discurso para a formação do que se entende por Letramento Crítico, na pesquisa em tela. Isso possibilitou construir um marco teórico bastante importante e representativo para o entendimento do termo e, não menos importante, oferecer um estudo que possa servir aos professores que se interessem pelo tema um material de consulta.

Biografia do Autor

Geraldo Emanuel de Abreu-Silva, UFMG

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor bolsista CAPES (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. E-mail: gemabreu@gmail.com.

Referências

ABREU-SILVA, Geraldo Emanuel de. As inferências, os conhecimentos socioculturais e o alcance do letramento crítico: a análise das coleções de espanhol (PNLD 2017). 2018. 184 f. Dissertação (Mestrado) - Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.
BARTON, David; HAMILTON, Mary. La literacidad entendida como práctica social. 2008. In: ZAVALA, Virginia; NIÑO-MURCIA, Mercedes; AMES, Patricia (Org.). Escritura y sociedad: Nuevas perspectivas teóricas y etnográficas. Lima: Red Para El Desarrollo de Las Ciencias Sociales En El Perú, 2004. Cap. 4. p. 109-140. Tradução de Catalina Zapata-Vial.
CASSANY, Daniel. Tras las líneas. Sobre la lectura contemporánea. Barcelona: Anagrama, 2006.
CASSANY, D.; CASTELLÀ, M. Aproximación a la literacidad crítica. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 353-374, 2010. Disponível em: <http://goo.gl/VQrzSU>. Acesso em: 19 ago. 2015.
CERVETTI, G.; PARDALES, M. J.; DAMICO, J. S. A tale of differences: comparing the traditions, perspectives, and educational goals of Critical Reading and Critical Literacy. 2001. Disponível em: <http://www.readingonline.org/articles/cervetti/> Acesso em: 15 nov. 2016.
COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Da decodificação à leitura crítica: por onde transita o livro didático de espanhol? Revista X, vol. 1, p. 59 -77, 2011.
COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Práticas de letramento crítico na formação de professores de línguas estrangeiras. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 4, p.911-932, 2012.
COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Da decodificação à leitura crítica: por onde transita o livro didático de espanhol? Revista X, vol. 1, p. 59 -77, 2011. COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Práticas de letramento crítico na formação de professores de línguas estrangeiras. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 4, p.911-932, 2012.
GEE, J. P. Oralidad y literacidad: El pensamiento salvaje a ways with words. In: ZAVALA, V.; NIÑO-MURCIA, M; AMES, P. (Ed.). Escritura y sociedad. Nuevas perspectivas teóricas y etnográfica, 2004 [1986]. p. 23-55. Disponível em: <https://goo.gl/HKgCU0> Acesso em: 19 jan. 2017.
KLEIMAN, Ângela B. Os estudos de letramento e a formação do professor de língua materna. Linguagem em (dis)curso, Santa Catarina, v. 8, n. 3, p.487-575, set. 2008. Semestral.
LUKE, Allan. Two Takes on the Critical. In: NORTON, Bonny; TOOHEY, Kelleen. Critical Pedagogies and Language Learning. Estados Unidos: Cambrige University Press, 2004. Cap. 2. p. 21-29.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2003. 123 p. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica,1998. 128 p.
MAGALHÃES, Célia Maria. A análise crítica do discurso enquanto teoria e método de estudo. In: MAGALHÃES, Célia Maria (Org.). Reflexões sobre a Análise Crítica do Discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2001. Cap. 1. p. 15-30.
STREET, Brian. What’s “new” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues. In: Comparative Education, v. 5, n. 2, p. 77-91, 2003.
STREET, Brian. Literacy in theory and practice. Nova York: Cambridge University Press, 1995 [1984].
VAN DIJK, Teun A. El análisis crítico del discurso. In: Anthropos (Barcelona), 186, septiembre-octubre 1999, pp. 23-36.
ZAVALA, Virginia. La literacidad o lo que la gente hace con la lectura y la escritura: Voces y miradas sobre la lectura. 2008. In: CASSANY, Daniel. Para Ser Letrados. Madrid: Paidós Educador, 2009. Cap. 2. p. 23-35.

Downloads

Publicado

2021-07-03

Como Citar

DE ABREU-SILVA, . E. O LETRAMENTO, A CRITICIDADE E O LETRAMENTO CRÍTICO. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 21, 2021. DOI: 10.55847/pindorama.v12i1.732. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/732. Acesso em: 22 dez. 2024.