O LETRAMENTO, A CRITICIDADE E O LETRAMENTO CRÍTICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v12i1.732

Palabras clave:

Letramento Crítico, Criticidade, Leitura, Tarefas Críticas

Resumen

O Letramento Crítico é um termo que faz parte de diversos estudos que tangem ao ensino da leitura no Brasil e no mundo e compreendê-lo é de suma importância para práticas docentes que se pretendem críticas. Desta forma, este estudo propõe uma revisão sobre suas origens e a junção do Letramento com os estudos críticos que, sob a perspectiva deste artigo, visam a alcançar altos níveis de leitura cujo foco está na formação de cidadãos críticos e autônomos. Assim, neste artigo, foi elaborada uma revisão bibliográfica sobre estudos proeminentes do Letramento, sobre suas versões fraca ou modelo autônomo e forte ou ideológica, tocando as influencias dos estudos da Escola de Frankfurt, dos estudos de Paulo Freire e da Análise Crítica do Discurso para a formação do que se entende por Letramento Crítico, na pesquisa em tela. Isso possibilitou construir um marco teórico bastante importante e representativo para o entendimento do termo e, não menos importante, oferecer um estudo que possa servir aos professores que se interessem pelo tema um material de consulta.

Biografía del autor/a

Geraldo Emanuel de Abreu-Silva, UFMG

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor bolsista CAPES (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. E-mail: gemabreu@gmail.com.

Citas

ABREU-SILVA, Geraldo Emanuel de. As inferências, os conhecimentos socioculturais e o alcance do letramento crítico: a análise das coleções de espanhol (PNLD 2017). 2018. 184 f. Dissertação (Mestrado) - Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.
BARTON, David; HAMILTON, Mary. La literacidad entendida como práctica social. 2008. In: ZAVALA, Virginia; NIÑO-MURCIA, Mercedes; AMES, Patricia (Org.). Escritura y sociedad: Nuevas perspectivas teóricas y etnográficas. Lima: Red Para El Desarrollo de Las Ciencias Sociales En El Perú, 2004. Cap. 4. p. 109-140. Tradução de Catalina Zapata-Vial.
CASSANY, Daniel. Tras las líneas. Sobre la lectura contemporánea. Barcelona: Anagrama, 2006.
CASSANY, D.; CASTELLÀ, M. Aproximación a la literacidad crítica. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 353-374, 2010. Disponível em: <http://goo.gl/VQrzSU>. Acesso em: 19 ago. 2015.
CERVETTI, G.; PARDALES, M. J.; DAMICO, J. S. A tale of differences: comparing the traditions, perspectives, and educational goals of Critical Reading and Critical Literacy. 2001. Disponível em: <http://www.readingonline.org/articles/cervetti/> Acesso em: 15 nov. 2016.
COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Da decodificação à leitura crítica: por onde transita o livro didático de espanhol? Revista X, vol. 1, p. 59 -77, 2011.
COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Práticas de letramento crítico na formação de professores de línguas estrangeiras. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 4, p.911-932, 2012.
COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Da decodificação à leitura crítica: por onde transita o livro didático de espanhol? Revista X, vol. 1, p. 59 -77, 2011. COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Práticas de letramento crítico na formação de professores de línguas estrangeiras. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 4, p.911-932, 2012.
GEE, J. P. Oralidad y literacidad: El pensamiento salvaje a ways with words. In: ZAVALA, V.; NIÑO-MURCIA, M; AMES, P. (Ed.). Escritura y sociedad. Nuevas perspectivas teóricas y etnográfica, 2004 [1986]. p. 23-55. Disponível em: <https://goo.gl/HKgCU0> Acesso em: 19 jan. 2017.
KLEIMAN, Ângela B. Os estudos de letramento e a formação do professor de língua materna. Linguagem em (dis)curso, Santa Catarina, v. 8, n. 3, p.487-575, set. 2008. Semestral.
LUKE, Allan. Two Takes on the Critical. In: NORTON, Bonny; TOOHEY, Kelleen. Critical Pedagogies and Language Learning. Estados Unidos: Cambrige University Press, 2004. Cap. 2. p. 21-29.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2003. 123 p. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica,1998. 128 p.
MAGALHÃES, Célia Maria. A análise crítica do discurso enquanto teoria e método de estudo. In: MAGALHÃES, Célia Maria (Org.). Reflexões sobre a Análise Crítica do Discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2001. Cap. 1. p. 15-30.
STREET, Brian. What’s “new” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues. In: Comparative Education, v. 5, n. 2, p. 77-91, 2003.
STREET, Brian. Literacy in theory and practice. Nova York: Cambridge University Press, 1995 [1984].
VAN DIJK, Teun A. El análisis crítico del discurso. In: Anthropos (Barcelona), 186, septiembre-octubre 1999, pp. 23-36.
ZAVALA, Virginia. La literacidad o lo que la gente hace con la lectura y la escritura: Voces y miradas sobre la lectura. 2008. In: CASSANY, Daniel. Para Ser Letrados. Madrid: Paidós Educador, 2009. Cap. 2. p. 23-35.

Publicado

2021-07-03

Cómo citar

DE ABREU-SILVA, . E. O LETRAMENTO, A CRITICIDADE E O LETRAMENTO CRÍTICO. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 21, 2021. DOI: 10.55847/pindorama.v12i1.732. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/732. Acesso em: 3 jul. 2024.