A LÍNGUA-CULTURA INGLESA NA ESFERA FEDERAL: Currículo, reflexões teóricas e apontamentos docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v12i1.908

Resumo

Como professores-formadores de língua-cultura inglesa em duas universidades públicas federais, nas cidades de Cametá – PA e Maceió - AL, entendemos o currículo da mesma maneira de um mecanismo, cuja responsabilidade está no movimento de ensino-aprendizagem, considerando, dessa forma, estratégias pedagógicas, disposição de diferentes instrumentos de ensino e adaptações curriculares possíveis. Assim, na esfera universitária federal, temos presenciado diversos questionamentos diante do currículo de língua-cultura inglesa nos cursos de licenciatura em Letras – Língua Inglesa. Desse modo, com base em uma revisão bibliográfica, temos como objetivo descrever como contextos históricos, sociais e culturais, como, por exemplo, aqueles vivenciados pelos alunos oriundos de povos quilombolas, ribeirinhos e indígenas podem influenciar a estrutura curricular, promovendo discussões sobre um currículo que contemple esses povos, e, dessa maneira, estimular novos sentidos à formação de professores de língua-cultura inglesa para atuação em contextos diversos. Como resultado, acreditamos que, na atualidade, a discussão sobre currículo resulta no reconhecimento das mudanças sociais, estruturais e econômicas, cujas exigências estão voltadas à busca por profissionais, na área das Letras – Língua Inglesa, cientes de sua participação na organização curricular e gestão de espaços de aprendizagem, compreendendo que os alunos são oriundos de diferentes lugares com visões de mundo ímpares e modos de (re)produção de conhecimento diferenciados.

Palavras-chave: Currículo. Ensino. Inglês. Língua-cultura. Reflexão.

Biografia do Autor

Lucas Rodrigues Lopes, UFPA

Doutor em Linguística Aplicada (UNICAMP). Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) e da Faculdade de Letras - Língua Inglesa da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus Universitário do Tocantins/Cametá. E-mail: lucaslopes@ufpa.br.

Cátia Veneziano Pitombeira, UFAL

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUCSP). Professora da Faculdade de Letras – Língua Inglesa na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). E-mail:catia.pitombeira@fale.ufal.br.

Downloads

Publicado

2021-05-23

Como Citar

LOPES, . R.; PITOMBEIRA, . V. A LÍNGUA-CULTURA INGLESA NA ESFERA FEDERAL: Currículo, reflexões teóricas e apontamentos docentes. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 10, 2021. DOI: 10.55847/pindorama.v12i1.908. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/908. Acesso em: 18 abr. 2024.