A LÍNGUA-CULTURA INGLESA NA ESFERA FEDERAL: Currículo, reflexões teóricas e apontamentos docentes
DOI:
https://doi.org/10.55847/pindorama.v12i1.908Resumen
Como professores-formadores de língua-cultura inglesa em duas universidades públicas federais, nas cidades de Cametá – PA e Maceió - AL, entendemos o currículo da mesma maneira de um mecanismo, cuja responsabilidade está no movimento de ensino-aprendizagem, considerando, dessa forma, estratégias pedagógicas, disposição de diferentes instrumentos de ensino e adaptações curriculares possíveis. Assim, na esfera universitária federal, temos presenciado diversos questionamentos diante do currículo de língua-cultura inglesa nos cursos de licenciatura em Letras – Língua Inglesa. Desse modo, com base em uma revisão bibliográfica, temos como objetivo descrever como contextos históricos, sociais e culturais, como, por exemplo, aqueles vivenciados pelos alunos oriundos de povos quilombolas, ribeirinhos e indígenas podem influenciar a estrutura curricular, promovendo discussões sobre um currículo que contemple esses povos, e, dessa maneira, estimular novos sentidos à formação de professores de língua-cultura inglesa para atuação em contextos diversos. Como resultado, acreditamos que, na atualidade, a discussão sobre currículo resulta no reconhecimento das mudanças sociais, estruturais e econômicas, cujas exigências estão voltadas à busca por profissionais, na área das Letras – Língua Inglesa, cientes de sua participação na organização curricular e gestão de espaços de aprendizagem, compreendendo que os alunos são oriundos de diferentes lugares com visões de mundo ímpares e modos de (re)produção de conhecimento diferenciados.
Palavras-chave: Currículo. Ensino. Inglês. Língua-cultura. Reflexão.