UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO ANALÍTICO DA RETA: Contribuições ancoradas nos Registros de Representações Semióticas.

Autores

  • Celso Eduardo Brito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA
  • Eric Oliveira Santos

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, TRRS, GeoGebra, Equação Reduzida da Reta

Resumo

Nesta pesquisa, apresentamos uma abordagem de natureza quali-quantitativa sobre o uso de tecnologias digitais como ferramenta metodológica para o ensino e aprendizagem. O principal objetivo é investigar as contribuições dessa utilização no ensino de Matemática sob a ótica da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. O software escolhido para este estudo foi o GeoGebra, utilizado para a modelagem computacional do conceito de equação reduzida da reta. Assim, foi implementada uma sequência didática focada nesse conceito. O método incluiu o desenvolvimento de uma oficina, onde o aplicativo do GeoGebra foi utilizado em conjunto com a sequência didática em uma turma de quarto ano do ensino médio técnico integrado, no curso de Edificações no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, campus Eunápolis. Dessa forma, foram analisadas as práticas dos estudantes em relação ao uso das tecnologias digitais. Nas conclusões, destacamos os resultados positivos dessa metodologia, evidenciando um avanço significativo na superação das dificuldades encontradas pelos alunos diante das atividades cognitivas propostas.



Referências

ANDRADE, Luísa Silva. Registros de representação semiótica e o estudo de funções. XIII CIAEM-IACME, 2011. Disponível em: < https://xiii.ciaem-redumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/viewFile/1010/283 >. Acesso em: 02/04/2022.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Matemática/ Secretaria da Educação Fundamental. – Brasília: MEC/ SEF, 2000. p 124.

DUVAL R, Sémiosis et pensée humaine: registres sémiotiques et apprentissages intellectuels, Peter Lang, 1995.

HENRIQUES, A; ALMOULOUD, S. Ag. Teoria dos Registros de Representação Semiótica em Pesquisas na Educação Matemática no Ensino Superior: Uma análise de superfícies e funções de duas variáveis com intervenção do software Maple. Revista Ciência &Educação da UNES, Bauru (SP), 2016.

MORETTI, Méricles Thadeu. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. PERIODICOS, 2012. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2012v7n2p266/23465>. Acesso em: 15/04/2022.

SILVA, Carolina Ferreira; BISOGNIN, Vanilde. Teoria de registros de representações semióticas e sistemas lineares: contribuições de uma sequência didática, Florianópolis. Revista Eletrônica de Educação Matemática – REVEMAT, Florianópolis (SD), 2021.

Downloads

Publicado

2024-04-13

Como Citar

BRITO, . E.; SANTOS, . O. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO ANALÍTICO DA RETA: Contribuições ancoradas nos Registros de Representações Semióticas. Revista PINDORAMA, [S. l.], p. 21, 2024. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/982. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos