O USO DAS BARRAS DE CUISENAIRE PARA DIRIMIR DIFICULDADES NO ENSINO DE FRAÇÕES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v11i2.654

Palabras clave:

Ensino Fundamental I, Ludismo, Ensino de frações

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar o ensino de soma de frações, através de atividades e jogos lúdicos com a finalidade de verificar a aprendizagem da Matemática na educação básica. As atividades foram desenvolvidas em uma oficina sobre o objeto matemático, utilizando o material concreto, barras de Cuisenaire na realização de atividades em uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental I em uma escola da rede privada no município de Eunápolis. Tendo esta atividade ocorrendo em 5 momentos com duração total de 100 minutos e analisadas a partir da Teoria Antropológica do Didático ou TAD e da Teoria dos Registros de Representação Semiótica ou TRSS. Discutir-se-á sobre as competências esperadas para a aprendizagem deste nível de escolarização tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais ou PCN. Os dados mostraram que os alunos, majoritariamente, interpretaram os problemas corretamente e apesar dos entraves foi possível vencê-los e alcançarem um bom desempenho, independente dos obstáculos encontrados na resolução dos mesmos, como também apresentaram os resultados de forma clara, o que mostra que compreenderam o conteúdo.

Palavras-chave: Ensino Fundamental I. Ludismo. Ensino de frações.

Biografía del autor/a

  • Daniel Meira Santos Souza, IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Eunápolis.

    Graduando no Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Eunápolis, Bahia, Brasil. 

  • Igor Schmidke Ribeiro, IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Eunápolis.

    Mestre em Matemática Aplicada (PROFMAT) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA). Atualmente é professor da área de Matemática no Instituto Federal da Bahia (IFBA), ministrando aulas no curso superior de Licenciatura em Matemática e no curso técnico integrado de Edificações. Tem graduação paralela em Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações pela Faculdade de Tecnologia de Eunápolis (FATE). Desenvolve um software de apoio ao ensino de Combinatória, (nominado "Combs"), que está em fase final de conclusão e publicação. Sua razoável familiaridade com lógica de programação contribuiu para a formação de seu interesse em problemas matemáticos resolvidos com o auxílio do computador e o uso do computador no ensino de matemática. Também ligado a computadores, os assuntos sobre Criptografias chamam sua atenção, que culminaram na sua monografia de curso de graduação onde estudou os fundamentos matemáticos da Criptografia RSA. Interessa-se pelos assuntos de Álgebra, Análise, Cálculo Numérico e Computacional e Uso de TICs no Ensino de Matemática.

  • Livia Maria Dodds de Melo, IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Eunápolis.

    Graduada em Psicologia e Mestra em Educação. É Especialista em Psicopedagogia; Saúde Coletiva e possui MBA (Master of Business Administration) em Gestão de Pessoas. Atua como professora EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) da disciplina de Psicologia, do quadro efetivo no IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, nos cursos de nível Integrado, Subsequente e Superior. Membro dos Grupos de pesquisa em Estudos Interdisciplinares em Cultura, Educação e Sociedade ? GEICES/IFBA e Estudos Interdisciplinares em Saúde - EIS/IFBA. Pesquisa principalmente os seguintes temas: Educação, Ensino, Cibercultura na educação, Aprendizagem, Qualidade de Vida e Saúde do Trabalhador.

  • Celso Eduadro Brito, IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Eunápolis.

    Doutor em Ensino, Filosofia, e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente da área de Matemática no Curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), Eunápolis, Bahia, Brasil.

Publicado

2021-05-04

Número

Sección

Relato de Experiência

Cómo citar

O USO DAS BARRAS DE CUISENAIRE PARA DIRIMIR DIFICULDADES NO ENSINO DE FRAÇÕES. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 15, 2021. DOI: 10.55847/pindorama.v11i2.654. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/654. Acesso em: 7 may. 2026.