DEFASAGENS NOS MÉTODOS SUGERIDOS DE LETRAMENTO CRÍTICO PARA O ENSINO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI

Autores

  • Matheus Mattielo Silva Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
  • João Paulo Hergesel Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) http://orcid.org/0000-0002-1145-0467

Palavras-chave:

Ensino de Língua Materna, Ensino Fundamental, Ensino Médio, BNCC, Currículo Paulista

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é discutir como o não respaldo das esferas políticas refletem no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nas escolas estaduais de São Paulo e reafirma as defasagens que prejudicam o letramento crítico dos alunos. A presente pesquisa foi elaborada pelo método científico da revisão bibliográfica. Compõem o corpo teórico: Chartier (2011), sobre a importância da leitura no aprendizado; Pinheiro (2013), sobre as práticas colaborativas e seus recursos via Internet no auxílio da produção textual; Cunha (2012), sobre as perspectivas de políticas públicas para educação; Azevedo e Damaceno (2017) e Lastória e Souza (2019), sobre as formas de abordagem e análises.

Biografia do Autor

Matheus Mattielo Silva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Licenciado em Letras: Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

João Paulo Hergesel, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Doutor em Comunicação (UAM), com pós-doutorado em Comunicação e Cultura (Uniso). Mestre em Comunicação e Cultura (Uniso) e licenciado em Letras (Uniso) e em Pedagogia (Sumaré). Membro do grupo de pesquisa Entre(dis)cursos: sujeito e língua(gens). Contato: joao.hergesel@puc-campinas.edu.br.

Referências

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

SILVA, . M.; HERGESEL, . P. DEFASAGENS NOS MÉTODOS SUGERIDOS DE LETRAMENTO CRÍTICO PARA O ENSINO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 19, 2023. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/839. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão