FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA ROÇA: Uma propositiva com tecnologias digitais

Authors

  • Jodielson da Silva Pereira Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Mary Valda de Souza Sales Universidade do Estado da Bahia (PPGEduc/UNEB)

Keywords:

Formação Continuada. Professores da roça. Tecnologias digitais.

Abstract

Este texto trata da formação continuada de professores da roça, desafiando visões colonialistas e potencializando a roça como identidade de vida envolvida com a terra, com a cultura, com o povo. A pesquisa investiga como a formação continuada de professores da roça, com foco nas tecnologias digitais, pode ser planejada a partir da realidade desses docentes, que com seu jeito de ser, agir e coexistir, fomentam a educação na roça. A investigação é oriunda da pesquisa ampla de doutoramento que buscou compreender quais aspectos dos letramentos e tecnologias digitais contribuem para desenvolver um desenho formativo partindo das necessidades pedagógicas dos professores da escola da roça. O objetivo aqui, é apresentar um esboço inicial dessa propositiva de formação. A metodologia emprega a abordagem qualitativa, instruída da fase preliminar da pesquisa-aplicação. Este texto detalha os pressupostos gerais da fase preliminar, que compreende a investigação do fenômeno social e suas relações no contexto, pontos primordiais para questionamentos de propostas formativas urbanocêntricas para professores que atuam na escola da roça.

Author Biographies

Jodielson da Silva Pereira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestre em Tecnologias Aplicadas à Educação (UNEB). Professor substituto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Bom Jesus da Lapa, Bahia, Brasil. 

Mary Valda de Souza Sales, Universidade do Estado da Bahia (PPGEduc/UNEB)

Pós-doutora em Educação e Tecnologias Educacionais. Mestre e Doutora em Educação. Licenciada em Pedagogia. Professora Titular do Departamento de Educação I e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.

References

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2013.

ALMEIDA, M. E. B. T. M.; PRADO, M. E. B. B. M. (orgs.). Ambientes virtuais e interativos de aprendizagem: ensinando e aprendendo com as tecnologias de informação e comunicação. São Paulo: Summus, 2006.

CARVALHO, S. C. Vaqueiros e posseiros no sertão da Bahia: usos da terra, conflitos e luta por direitos (1830-1888). Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.

FARIAS, P. S. B. A formação continuada de professores: uma proposta de intervenção na escola pública. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.

FREIRE, P. A máquina está a serviço de quem? Revista Bits, v. 3, n. 3, 1984. Disponível em: http://revista.usp.br/bits/article/view/129753. Acesso em: 22 ago. 2025.

HABERMAS, J. Técnica e ciência como ideologia. São Paulo: Unesp, 2014.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores: reflexões sobre o significado de ser professor em tempos de mudança. Porto Alegre: Artmed, 2013.

JUNIOR, A. P. O conceito de tecnologia. In: PINTO, A. P. Tecnologia: uma leitura filosófica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 137.

MACEDO, E. C.; SOUZA, R. S. O conceito de roça na educação do campo. In: SOUZA, R. S. et al. (orgs.). Educação do campo: caminhos e desafios. Salvador: Eduneb, 2017. p. 286.

MATTA, A. C. A Casa da Torre de Garcia D'Ávila: a família, a história e o sertão. Rio de Janeiro: FGV, 2013.

MOTA, R. J. Docência em escolas rurais: entre o desafio e a valorização. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2022.

MOTTA, A. P. G.; PEREIRA, M. S.; AMORIM, M. L. Decolonialidade e educação popular: uma análise a partir de Paulo Freire. Revista de Educação Popular, v. 22, n. 1, 2023.

NOGUEIRA, V. R. Os vaqueiros da caatinga: uma história social. Salvador: EDUFBA, 2011.

PINTO, A. P. O conceito de tecnologia. In: PINTO, A. P. Tecnologia: uma leitura filosófica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. p. 238.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2002.

RIOS, J. B. et al. Educação e ruralidade: debates e desafios. Salvador: Eduneb, 2015.

SALES, A. Tecnologia e educação do campo: um olhar a partir de Paulo Freire. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.

SBERGA, A. M. A formação de professores para o uso de tecnologias digitais. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 3, 2014.

SOUZA, R. S. et al. O rural na contemporaneidade. Salvador: Eduneb, 2017.

SOUZA, R. S. et al. Educação do campo e ruralidades. Curitiba: CRV, 2020.

SOUZA, R. S. Formação continuada de professores e tecnologias digitais. Curitiba: CRV, 2021.

TURING, A. M. Computing machinery and intelligence. Mind, v. 59, n. 236, 1950.

WALSH, C. Pedagogias decoloniais: entrelaçamentos, rupturas e insurgências. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2018.

WALLESTEIN, I. Análise de sistemas-mundo. Lisboa: Edições 70, 2005.

Published

2026-01-14

How to Cite

PEREIRA, . da S. .; SALES, . V. de S. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA ROÇA: Uma propositiva com tecnologias digitais. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 84–101, 2026. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/1324. Acesso em: 20 jan. 2026.

Issue

Section

Dossiê Educação e Contemporaneidade