A TRILHA TAMANDARÉ EM ITAÚNAS/ES E SUAS POSSIBILIDADES PARA UMA AULA DE CAMPO INTERDISCIPLINAR: Análise a partir da perspectiva da formação de professores
Abstract
Esta pesquisa procura discutir as possibilidades para o desenvolvimento de uma aula de campo de caráter interdisciplinar na trilha do Tamandaré, em Itaúnas (ES), a partir de uma visita guiada com professores-pesquisadores. De abordagem qualitativa, enseja contribuir para identificar o potencial de um espaço não formal de educação na perspectiva de intercalar diferentes saberes numa hipotética aula de campo. O resultado coletado por meio de questionário aplicado a um grupo de alunos de programas de Pós-Graduação aferiu que o potencial da trilha deve ser trabalhado para potencializar os conteúdos ensinados em sala de aula e que a junção entre teoria e prática de uma aula de campo no local contribuiria para possibilitar o processo de aprendizagem e formação cidadã dos alunos de Ensino Fundamental II. Os participantes da pesquisa concluíram que a integração de disciplinas de ciências da natureza, humanas e exatas, que são, quase sempre, ensinadas separadamente na escola, podem ser exploradas no local numa hipotética aula de campo de viés interdisciplinar.
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