FUNÇÕES DO CONECTOR MAS NA ORGANIZAÇÃO TÓPICA DE UMA ELOCUÇÃO FORMAL

Autores

  • Bougleux Bonjardim da Silva Carmo ∗Docente de Língua Portuguesa do Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira - CPM / SEC. Doutorando em Estado e Sociedade – PPGES / UFSB e Mestre em Letras - UESC / Profletras

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v8i8.583

Resumo

   O presente artigo descreve a multifuncionalidade do conector discursivo mas em construções contra-argumentativas como elemento partícipe da organização tópica no texto oral formal. Para tanto, adota-se a categoria analítica do tópico discursivo e os conceitos relativos às construções contra-argumentativas. Com isso, realizou-se uma análise descritiva e qualitativa de 29 ocorrências em uma elocução formal, oriunda do Projeto Norma Culta Urbana, do Rio de Janeiro, corpus desta pesquisa. Como resultado, demonstra-se a presença do conector mas marcando uma diversidade de sentidos, nos quais envolvem-se elementos semânticos, pragmáticos, argumentativos e inferenciais que participam na articulação dos segmentos tópicos. Igualmente, destaca-se o ato contraargumentativo, em seus diversos graus de manifestação, na segmentação tópica ou episódica com funções no contínuo oral-escrito.

Downloads

Publicado

2019-04-23

Como Citar

DA SILVA CARMO, . B. FUNÇÕES DO CONECTOR MAS NA ORGANIZAÇÃO TÓPICA DE UMA ELOCUÇÃO FORMAL. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 8, n. 8, p. 14, 2019. DOI: 10.55847/pindorama.v8i8.583. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/583. Acesso em: 19 abr. 2024.