INVENTÁRIO DOS RELATÓRIOS DE INSPEÇÃO ESCOLAR DO GINÁSIO SAGRADO CORAÇÃO DE SENHOR DO BONFIM - BA (1944-1954)
Keywords:
História da Educação, Fontes de Pesquisa, Arquivos EscolaresAbstract
Este trabalho tem como objetivo apresentar o levantamento, higienização, digitalização e catalogação dos relatórios de inspeção escolar do Ginásio Sagrado Coração, situado no município de Senhor do Bonfim, no estado da Bahia, Brasil. A delimitação temporal compreende o período entre os anos de 1944 e 1954, fase de implantação e consolidação da instituição na região. A pesquisa se insere no campo da história e da historiografia da educação, com ênfase na cultura material escolar. A metodologia consistiu no levantamento, revisão de literatura, procedimentos de higienização, digitalização e catalogação. Considerando as lacunas presentes em âmbito local e regional no que se refere à preservação dos arquivos escolares, a proposta de inventariar os relatórios de inspetores escolares do Ginásio Sagrado Coração, no município de Senhor do Bonfim, imprime uma importância fundamental para o estudo da cultura material escolar. Em sua materialidade expressam-se práticas didático-pedagógicas e administrativas, saberes e valores que representam as construções/contradições históricas e as memórias educacionais de um período. O trabalho dialoga com os estudos sobre cultura material escolar, patrimônio histórico-educativo e arquivística.
References
BRASIL. Decreto-lei nº 4.244, de 9 de abril de 1942. Lei Orgânica do Ensino Secundário. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4244-9-abril-1942-414155-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 19 de fev. 2020.
ESCOLANO BENITO, A. Prefácio. In: Vera Lucia Gaspar da Silva & Marilia Gabriela Petry (Orgs.). Objetos da Escola: Espaços e lugares de constituição de uma cultura material escolar (Santa Catarina – Séculos XIX e XX). Florianópolis: Editora Insular. 2012, p.1-18.
ESCOLANO BENITO, A. A arquitetura como programa. In A. Frago, A. Escolano, Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
FELGUEIRAS, M. Materialidade da cultura escolar: a importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa. Pro-Posições, v. 16, n.1 (46), jan./abr. 2005. Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643756/11271. Acesso em: 03 de maio de 2021.
FELGUEIRAS, M. L. Herança educativa e museus: reflexões em torno das práticas de investigação, prevenção e divulgação histórica. In: Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, SP: Editora Autores Associados; Sociedade Brasileira de História da Educação, v. 11, n. 1 (25), p. 67-92, jan./abr. 2011. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38507/20038. Acesso em: 01 jul. 2021.
ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: 2ª ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000. 119 p. ISBN: 85-7009-032-3.
JUNIOR, L. M. A. Apontamentos para uma metodologia em cultura escolar. In: Pro-Posições, v.16, n. 1(46), p. 145-164, jan./abr. 2005. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2297/46-dossie-abreujuniorlm_.pdf. Acesso em: 01 de jul. 2021.
MAGALHÃES, J. Da cadeira ao banco. Escola e Modernização (séculos XVIII-XX). Lisboa: Educa. ISBN: 978-989-8272-10-2. 2010.
MEDEIROS, R. H. A. Arquivos escolares: breve introdução a seu conhecimento. In: III COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO, 2003, Vitória da Conquista, BA. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4750/art8_14.pdf. Acesso em: 01/07/2021.
MOGARRO, M. J. Arquivos e educação a construção da memória educativa. In: Revista Brasileira de História da Educação, n. 10, jul./dez. 2005. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38647/20178. Acesso em: 01 de jul. 2021.
MOURA, O. A. Relatório de verificação das novas instalações do Ginásio Sagrado Coração. Senhor do Bonfim, Bahia, 1951.
NOSELLA, P. A pesquisa em educação: um balanço da produção dos programas de pós-graduação. In: Revista Brasileira de História da Educação, v. 15, n. 43, jan./abr. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/6bpF7DLD49KGjW436KMfjqM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01/07/2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista PINDORAMA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.