O (DES)CENTRAMENTO DE UMA AUTORA AFROCENTRADA

Autores/as

  • Luana Isabel Silva de Assis Instituto Federal da Bahia - IFBA
  • Nayla Rodrighero Lima Pedroso Ricardo Instituto Federal da Bahia (IFBA)/Professora

Palabras clave:

Afrocentricidade. Descentramento. Quarto de despejo: diário de uma favelada.

Resumen

Este texto apresenta uma discussão acerca da obra Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus. O objetivo da pesquisa é a análise desse diário no campo da afrocentricidade, pois Carolina de Jesus possui uma visão afrocentrada sobre sua própria vida ao demonstrar resistência diante dos processos de aniquilação de sua pessoa humana, por ser negra, pobre e moradora de favela. Além disso, se coloca como afrocentrada ao se autoafirmar enquanto escritora e por seus posicionamentos políticos e críticos. Se nesse paradigma Carolina de Jesus é centrada, ou seja, está em compromisso com seus próprios interesses e com o histórico de luta e resistência de seus ancestrais, no percurso da historiografia e crítica literária brasileira a escritora é uma narradora descentrada, uma vez que não faz parte dos campos dominantes da sociedade. O histórico de exclusão e exploração dos negros e o racismo estrutural que se consolidou nas sociedades contemporâneas são a base para entender o descentramento e a importância da afrocentricidade da escritora para a história do Brasil e para a literatura brasileira. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, principalmente a partir dos pressupostos teóricos de Molefi Kete Asante (2009) e outros pesquisadores dos estudos afrocentrados. E, também, de estudos nos campos da cultura, da narrativa, e do racismo.

Citas

ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo. Horizonte: Letramento, 2018.

ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: Notas sobre uma posição disciplinar. In: Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. NASCIMENTO, Elisa Larkin (org.). São Paulo: Selo Negro, 2009.

FERNANDES, Alexandre de Oliveira; REIS, Maurício de Novais. Afrocentricidade: Identidade e centralidade africana. Odeere: Revista do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade, Jequié, v.3, n. 6, p.102-119, jul./dez., 2018.

FINCH III, Charles S.; NASCIMENTO, Elisa Larkin. Abordagem afrocentrada, história e evolução. In: Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. NASCIMENTO, Elisa Larkin (org.). São Paulo: Selo Negro, 2009.

GINZBURG, Jaime. O narrador na literatura brasileira contemporânea. Tintas, Milão, n. 2, p. 199-221, 2012.

______. Literatura, violência e melancolia. Grupos de estudos de novas narrativas/GENN, 2013. Vídeo. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=NPBtZv_9ywI. Acesso em: 20 jan. 2022.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001.

MAZAMA, Ama. Afrocentricidade como um novo paradigma. In: Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. NASCIMENTO, Elisa Larkin (org.). São Paulo: Selo Negro, 2009.

NASCIMENTO, Elisa Larkin. O olhar afrocentrado: introdução a uma abordagem polêmica. In: Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. ______. São Paulo: Selo Negro, 2009.

SILVA, Luiz. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010.

Publicado

2024-07-09

Cómo citar

SILVA DE ASSIS, . I.; RODRIGHERO LIMA PEDROSO RICARDO, . . O (DES)CENTRAMENTO DE UMA AUTORA AFROCENTRADA . Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 23, 2024. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/1014. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Educação, Cultura e Linguagens