EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A formação dos docentes para o atendimento de alunos com necessidades específicas

Autores/as

  • Flávia Santos Silva
  • Bruno Henrique Barbosa de Souza
  • Renan Nunes Aguiar Universidade de Franca

Palabras clave:

Educação inclusiva, Formação docente, Alunos com necessidades educacionais

Resumen

Este estudo explora a preparação dos educadores para atender alunos com necessidades específicas (NEE) dentro do contexto da educação inclusiva. Seu objetivo é examinar criticamente a formação e prática dos professores que lidam com crianças com NEE em escolas regulares, além de explorar os conceitos fundamentais da inclusão. Objetivos específicos incluem avaliar o conhecimento dos professores sobre NEE e sua abordagem inclusiva, identificar os desafios enfrentados por eles nesse ambiente e destacar a importância de profissionais capacitados para promover a aprendizagem e inclusão desses alunos. Esta pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, com um componente exploratório, emprega uma abordagem de coleta de dados baseada em levantamento bibliográfico. Os resultados sublinham a relevância da formação docente para a eficácia da inclusão, bem como a falta de preparo e conhecimento dos professores para lidar com NEE, além da escassez de apoio político e administrativo. Entre as práticas identificadas estão a criação de recursos pedagógicos e a adaptação de atividades e espaços físicos. No entanto, a pesquisa destaca a necessidade de uma formação mais abrangente, que englobe aspectos da diversidade e inclusão, com disciplinas que ofereçam embasamento teórico e oportunidades práticas nesse campo.

Biografía del autor/a

Flávia Santos Silva

Discente do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Bruno Henrique Barbosa de Souza

Discente do curso de Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Franca (UNIFRAN)

Renan Nunes Aguiar, Universidade de Franca

Doutor e Mestre em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (UNIFRAN), Pedagogo (UNIFRAN) e licenciado em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER).

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Publicado

2024-11-26

Cómo citar

SANTOS SILVA, . .; HENRIQUE BARBOSA DE SOUZA, . .; NUNES AGUIAR, . . EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A formação dos docentes para o atendimento de alunos com necessidades específicas. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 31–51, 2024. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/1115. Acesso em: 22 dic. 2024.