Propostas Metodológicas da Iniciação Esportiva Escolar

Autores/as

  • Ricardo Rodrigues Mendes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA Campus Porto Seguro – BA – Brasil
  • José Arlen Beltrão de Matos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB
  • Amílcar Cardoso de Pinho Secretaria de Estado da Educação – MG

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v1i01.372

Resumen

Há identificação entre os princípios e processos metodológicos clássicos analíticosintético e global-funcional, os quais são mais utilizados em aulas de voleibol para crianças de sete a quatorze anos de idade. O princípio analítico-sintético promove uma aprendizagem singular concentrada nas atitudes mecânicas do jogo promovendo um aprendizado objetivo e específico. O sistema global-funcional propõe uma aprendizagem gradativa e adaptada para as faixas de idade desenvolvendo aspectos físicos, sociais e psíquicos, contribuindo para que os alunos se desenvolvam tecnicamente, mas, de outro lado, evoluam sua inteligência tática.

Publicado

2018-01-31

Cómo citar

MENDES, . R.; BELTRÃO DE MATOS, . A.; DE PINHO, . C. Propostas Metodológicas da Iniciação Esportiva Escolar. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 13, 2018. DOI: 10.55847/pindorama.v1i01.372. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/372. Acesso em: 22 dic. 2024.