A prática da orientação na geografia escolar: da vertente esportiva à pedagógica

Autores

  • Francisco Nataniel Batista de Albuquerque Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Eunápolis. Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v3i03.393

Resumo

O artigo propõe a Orientação - modalidade esportiva - como prática pedagógica na Geografia Escolar com o objetivo de facilitar o processo ensino-aprendizagem dos conceitos e conteúdos relacionados à Cartografia e as habilidades espaciais associadas, discutindo adaptações das variáveis do esporte à realidade escolar como objetivos, tempo, recursos materiais e humanos disponíveis. As questões expostas foram aplicadas numa prática/estudo de caso com os alunos do Ensino Técnico Integrado em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA/ Campus Eunápolis no ano letivo de 2011.

Downloads

Publicado

2018-02-02

Como Citar

BATISTA DE ALBUQUERQUE, . N. A prática da orientação na geografia escolar: da vertente esportiva à pedagógica. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 3, n. 03, p. 17, 2018. DOI: 10.55847/pindorama.v3i03.393. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/393. Acesso em: 19 abr. 2024.