Trabalhadores, instrução profissional e educação popular no sul da Bahia: Ilhéus e Itabuna, 1920-1930

Autores

  • Philipe Murillo Santana de Carvalho Professor de História da Instituto Federal da Bahia – campus Ilhéus – e estudante do Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v3i03.400

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a relação entre os trabalhadores e o acesso à educação em Ilhéus e Itabuna nas décadas de 1920 e 1930. Mesmo diante da precariedade da instrução pública, a educação esteve entrelaçada num projeto de formar mão de obra para atender às demandas do desenvolvimento econômico do sul da Bahia. Para tanto, vários debates sobre o ensino profissionalizante foram travados nas páginas da imprensa no sentido de prover a região de força de trabalho sintonizada com os anseios dos comerciantes e dos fazendeiros. Todavia, diante da negligência dos poderes políticos, foram as organizações operárias que proporcionaram o direito à educação, erguendo uma rede de ensino popular que beneficiou trabalhadores pobres e seus filhos. Como fonte, utilizamos os periódicos de Ilhéus e de Itabuna, livros escritos por intelectuais sobre educação e documentos oficiais das agremiações proletárias.

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Publicado

2018-02-02

Como Citar

DE CARVALHO, . M. S. Trabalhadores, instrução profissional e educação popular no sul da Bahia: Ilhéus e Itabuna, 1920-1930. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 3, n. 03, p. 23, 2018. DOI: 10.55847/pindorama.v3i03.400. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/400. Acesso em: 29 mar. 2024.