ALICE WALKER E ZORA NEALE HURSTON: RESGATE E CIRCULAÇÃO DE ESCRITOS INVISIBILIZADOS

Autores

  • Raphaella Silva Pereira de Oliveira Mestra em Crítica Cultural/UNEB, professora do curso de Letras habilitação em Língua Inglesa na Universidade do Estado da Bahia – Campus XXIII – Seabra

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v6i06.421

Resumo

O presente artigo busca refletir como Alice Walker, escritora afro-americana, em uma pesquisa que envolveu solidariedade feminina e racial, reflexos da sua teoria womanista, resgatou as obras de Zora Neale Hurston, escritora do período conhecido como Harlem Ranassaince, mas que teve sua produção invisibilizada pelas estruturas sexistas. Busca pensar sobre os modos de circulação da escrita feminina negra, bem como a forma que o resgate das obras de Hurston colaborou para a sistematização dos estudos sobre mulheres negras nos Estados Unidos. Desse modo, promove pensares sobre caminhos para a sistematização da literatura feminina negra no Brasil e de uma epistemologia feita por e para mulheres negras.

Downloads

Publicado

2018-02-05

Como Citar

DE OLIVEIRA, . S. P. ALICE WALKER E ZORA NEALE HURSTON: RESGATE E CIRCULAÇÃO DE ESCRITOS INVISIBILIZADOS. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 6, n. 06, p. 16, 2018. DOI: 10.55847/pindorama.v6i06.421. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/421. Acesso em: 28 mar. 2024.