Nell: uma análise sob a ótica educacional e sociocultural de inclusão

Autores

  • Rosária de Fátima Boldarine Doutora em Educação/UNESP. Docente Convidada Mackenzie-SP do curso de pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura
  • Flavio Biasutti Valadares Doutor em Língua Portuguesa/PUC-SP. Docente do IFSP/Campus São Paulo. Pós-Doutorado em Letras Mackenzie-SP

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v6i06.423

Resumo

O artigo trata da educação inclusiva no Brasil em paralelo à perspectiva abordada no filme Nell. Apresenta considerações sobre a legislação relativa à inclusão social, prevista na educação, a visão dos tratados e das leis que amparam a inclusão social e uma análise sobre o filme Nell, a partir da qual traçamos o paralelo com a educação inclusiva. Objetiva mostrar formas com as quais se pode pensar a inclusão sociocultural e educacional, observando as peculiaridades das pessoas com algum grau de deficiência. Baseia-se em conceitos de educação inclusiva abordados por Báfica (2012), Cardoso (2003), Mantoan (2006), entre outros. Segue como metodologia uma visão a respeito da legislação vigente acerca do tema e a relação com a personagem-título. Conclui que a condução para uma educação inclusiva, no Brasil, ainda precisa garantir o cumprimento da legislação e o acesso de todos os deficientes ao desenvolvimento sociocultural e educacional.

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Publicado

2018-02-05

Como Citar

BOLDARINE, . de F.; VALADARES, . B. Nell: uma análise sob a ótica educacional e sociocultural de inclusão. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 6, n. 06, p. 17, 2018. DOI: 10.55847/pindorama.v6i06.423. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/423. Acesso em: 16 abr. 2024.