UM HOTEL, UM QUADRO E UM PILOTO: Um relato de experiências expectativas, e realidades no Estágio Supervisionado II na Escola Municipal Anésia Guimarães de Eunápolis (2016)

Autores

  • Ualace Lima Nascimento UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.55847/pindorama.v11i2.581

Palavras-chave:

Relato de experiência, Estágio supervisionado II, História

Resumo

O Estágio Supervisionado é considerado a parte prática dos cursos de licenciatura por ser o momento no qual o graduando tem seus primeiros contatos com a sala de aula, com o planejamento e a vivência escolar. Nesta fase, não cabe apenas o conhecimento científico e o domínio dos conteúdos históricos acumulados na academia, mas sim o que este momento de experiência simula é a construção da relação teoria e prática, ensino/aprendizagem, a ambientação do espaço de atuação dos futuros professores e a construção inicial da importância da consciência histórica[1] na vida dos estudantes. Nesse sentido, este artigo elegeu como objetivo geral fazer uma reflexão em forma de relato de experiência da vivência do componente curricular Estágio Supervisionado II – modalidade Ensino Fundamental, realizado no ano de 2016, no curso de licenciatura em História pela Universidade do Estado da Bahia campus XVIII. Neste texto discutimos aspectos teóricos, metodológicos e sociais no que tange a práxis docente. No momento de atuação foi colocada em análise também, a postura docente em sala de aula, o comportamento do alunado, questões de saberes e deveres, expectativas e a realidade social da escola, de modo a nos auxiliar no processo de avaliação Estágio, como também na forma de refletir os erros e acertos no campo de atuação (Escola Municipal Anésia Guimarães). Com isso, foram selecionados momentos que suscitaram ânimos, desespero e a efetivação da prática docente e do ser professor. Por fim, tais questões perpassaram o teórico e metodológico e trouxeram àquela vivência, para além de uma alteração direta sobre a regência em sala de aula, os encontros e desencontros com o sonho utópico de uma escola e classe perfeita.

 

Palavras-Chave. Relato de experiência. Estágio supervisionado II. História.

 

[1] Neste grifo, apresentamos aqui a ideia de consciência histórica e sua importância para a formação política e social do indivíduo a ser formado. Pois através das discussões e das passagens históricas que os sujeitos irão se perceber como agente de mudança, e de atuação na sociedade.

Referências

BORDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2015.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.

CABRINI, Conceição et.al. Ensino de História: Revisão urgente. Edição revisada e ampliada. São Paulo: EDUC da PUC/SP, 2000.

CANCLINI, Nestor García. Diferentes, desiguais e desconectados: mapas de intercultural idade. Rio de Janeiro: Editora da URJ, 2015.

FONSECA, Selva Guimarães. Como nos Tornamos Professores de História: A Formação Inicial e Continuada. In: Didática e Prática de Ensino. São Paulo - Papirus, 2003.p. 59-89.

FONSECA, Selva; SILVA, Marcos. Tudo é História: O que ensinar no mundo multicultural? IN: Ensinar História no século XXI: Em busca do tempo perdido. Campinas, SP: Papirus, 2012, p. 43-65.

LIBÂNEO, Jose Carlos. A educação escolar no contexto das transformações da sociedade contemporânea. In: SEVERIANO. Antônio Joaquim; PIMENTA. Selma Garrido. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2009, p. 54-76.

LIMA, Maria Socorro Lucena. Reflexões sobre o estágio/ prática de ensino na formação de professores. Revista Diálogo Educação. Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, jan./abr. 2008.

NAPOLITANO, Marcos. Cultura In: PINSKY, Carla Bassanezi. (Org.). Novos Temas nas salas de aula de história. São Paulo: Contexto, 2009.p. 73-95.

RÜSEN, Jörn. História Viva: teoria da História III, formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2010.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A Formação do Professor de História e o cotidiano da sala de aula. In: O Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2008. p. 54-69.

Downloads

Publicado

2021-05-04

Como Citar

NASCIMENTO, . L. UM HOTEL, UM QUADRO E UM PILOTO: Um relato de experiências expectativas, e realidades no Estágio Supervisionado II na Escola Municipal Anésia Guimarães de Eunápolis (2016). Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 19, 2021. DOI: 10.55847/pindorama.v11i2.581. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/Pindorama/article/view/581. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)