UM HOTEL, UM QUADRO E UM PILOTO: Um relato de experiências expectativas, e realidades no Estágio Supervisionado II na Escola Municipal Anésia Guimarães de Eunápolis (2016)
DOI:
https://doi.org/10.55847/pindorama.v11i2.581Palabras clave:
Relato de experiência, Estágio supervisionado II, HistóriaResumen
O Estágio Supervisionado é considerado a parte prática dos cursos de licenciatura por ser o momento no qual o graduando tem seus primeiros contatos com a sala de aula, com o planejamento e a vivência escolar. Nesta fase, não cabe apenas o conhecimento científico e o domínio dos conteúdos históricos acumulados na academia, mas sim o que este momento de experiência simula é a construção da relação teoria e prática, ensino/aprendizagem, a ambientação do espaço de atuação dos futuros professores e a construção inicial da importância da consciência histórica[1] na vida dos estudantes. Nesse sentido, este artigo elegeu como objetivo geral fazer uma reflexão em forma de relato de experiência da vivência do componente curricular Estágio Supervisionado II – modalidade Ensino Fundamental, realizado no ano de 2016, no curso de licenciatura em História pela Universidade do Estado da Bahia campus XVIII. Neste texto discutimos aspectos teóricos, metodológicos e sociais no que tange a práxis docente. No momento de atuação foi colocada em análise também, a postura docente em sala de aula, o comportamento do alunado, questões de saberes e deveres, expectativas e a realidade social da escola, de modo a nos auxiliar no processo de avaliação Estágio, como também na forma de refletir os erros e acertos no campo de atuação (Escola Municipal Anésia Guimarães). Com isso, foram selecionados momentos que suscitaram ânimos, desespero e a efetivação da prática docente e do ser professor. Por fim, tais questões perpassaram o teórico e metodológico e trouxeram àquela vivência, para além de uma alteração direta sobre a regência em sala de aula, os encontros e desencontros com o sonho utópico de uma escola e classe perfeita.
Palavras-Chave. Relato de experiência. Estágio supervisionado II. História.
[1] Neste grifo, apresentamos aqui a ideia de consciência histórica e sua importância para a formação política e social do indivíduo a ser formado. Pois através das discussões e das passagens históricas que os sujeitos irão se perceber como agente de mudança, e de atuação na sociedade.
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