O USO DAS BARRAS DE CUISENAIRE PARA DIRIMIR DIFICULDADES NO ENSINO DE FRAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.55847/pindorama.v11i2.654Palabras clave:
Ensino Fundamental I, Ludismo, Ensino de fraçõesResumen
O presente artigo tem como objetivo analisar o ensino de soma de frações, através de atividades e jogos lúdicos com a finalidade de verificar a aprendizagem da Matemática na educação básica. As atividades foram desenvolvidas em uma oficina sobre o objeto matemático, utilizando o material concreto, barras de Cuisenaire na realização de atividades em uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental I em uma escola da rede privada no município de Eunápolis. Tendo esta atividade ocorrendo em 5 momentos com duração total de 100 minutos e analisadas a partir da Teoria Antropológica do Didático ou TAD e da Teoria dos Registros de Representação Semiótica ou TRSS. Discutir-se-á sobre as competências esperadas para a aprendizagem deste nível de escolarização tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais ou PCN. Os dados mostraram que os alunos, majoritariamente, interpretaram os problemas corretamente e apesar dos entraves foi possível vencê-los e alcançarem um bom desempenho, independente dos obstáculos encontrados na resolução dos mesmos, como também apresentaram os resultados de forma clara, o que mostra que compreenderam o conteúdo.
Palavras-chave: Ensino Fundamental I. Ludismo. Ensino de frações.
Citas
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